I. Identificação do Projeto
Tema: Escola e Adapatação
Tempo de duração: 3 semanas
Período: Fevereiro
Público Alvo: Alunos da Educação Infantil
II. Justificativa:
Os primeiros dias na escola geram expectativas, ansiedades, inseguranças, angústias, medos e dúvidas em pais, crianças, professores e funcionários. Considerando esse momento muito importante, é fundamental desenvolver um trabalho que facilite a transição do ambiente familiar ao escolar, pensando e planejando atividades que garantam uma inserção gradativa, envolvendo todos em um ambiente afetivo e acolhedor.
III. Objetivos Gerais:
· Proporcionar um ambiente agradável e acolhedor, visando o bem-estar do educando;
· Desenvolver atividades que permitam que as crianças interajam entre si, e também com os professores e funcionários da escola;
· Familiarizar a criança ao espaço escolar e sua rotina;
· Oferecer aos pais sugestões, dicas e idéias que facilitem este momento de separação e conquista;
· Estabelecer uma comunicação entre pais e membros da escola com a participação da criança;
· Definir o significado de escola;
· Citar as diversas funções exercidas no ambiente escolar;
· Explicar a importância dos regulamentos: horário, uniforme, disciplina.
Objetivos Específicos
· Criar combinações para o desenvolvimento da rotina;
· Respeitar regras pré-estabelecidas pelo grupo;
· Compartilhar materiais de uso comum e pessoal;
· Estabelecer, progressivamente vínculo afetivo com as pessoas do ambiente escolar;
IV. Áreas contempladas
Linguagem Oral e Escrita
· Ampliar o vocabulário através de diferentes gêneros de canções, observando a pronúncia correta das palavras;
· Identificar pelo nome as pessoas do seu ambiente escolar.
· Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências;
Matemática
· Ampliar o campo numérico, utilizando-se da contagem oral e exploração de objetos concretos;
· Identificar as cores primárias;
· Manipular e explorar objetos variados para que possam descobrir as características e propriedades principais e suas possibilidades associativas.
Artes
· Explorar as tintas utilizando diversos materiais: carimbos, pincéis, esponjas, rolo e etc...;
· Realizar colagens com diferentes materiais;
· Observar o limite disponível para desenvolver as atividades;
· Explorar jogos e brinquedos estimulando o cuidado com os mesmos;
· Brincar, imitar, inventar e reproduzir criações musicais, interpretando canções diversas.
Movimento
Explorar diversos materiais objetivando o aprimoramento da coordenação motora ampla;
· Desenvolver os movimentos amplos: andar, saltar e pular...
· Aprender a utilizar adequadamente os talheres e copo durante as refeições;
· Modelar livremente com massinha e argila;
· Aperfeiçoar gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento, etc..., por meio da exploração e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações do cotidiano.
Música
· Participar de situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.
V. Sugestão de atividades:
· Colagens;
· Pinturas;
· Escutar histórias;
· Entoar canções;
· Conversas na roda;
· Visitar os diferentes espaços da escola (salas, direção, cozinha, pátios...)
· Conhecer os funcionários;
· Brincadeiras no pátio;
· Explorar brinquedos e jogos da sala;
· Confecção da Camila com meia-calça e jornal;
· Confeccionar um relatório de visita (Camila vai a casa da(o)..........)
· Pintar a mochila feita de sucata;
· Pintar o lencinho da mamãe;
· Realizar piquenique;
· Observar os objetos das mochilas;
· Realizar chamada e contagem (de quem veio e quem faltou);
· Sondagem das cores através de atividades plásticas e brincadeiras orais e concretas;
· Modelar livremente;
· Confecção de um chaveirinho com a foto e nome;
· Em roda de conversa explorar sobre o conhecimento que as crianças já possuem sobre a sua escola fazendo perguntas e ouvindo os alunos. Perguntar sobre o cotidiano escolar e ouvir os alunos sobre as atividades que realizam na escola. Perguntar se eles conhecem a história da escola em que estudam, seu nome, o de seus diretores, sua localização, quais as turmas que mantêm, os profissionais que trabalham na escola e suas dependências etc.
· Sentados em uma grande roda a professora questiona os alunos quanto ao nome da escola e o que trazem para escola todos os dias (mochila). Apresentar a história “A Mochila da Camila” de Gládis Maria F. Barcellos da Editora Sulina, utilizando-se de objetos citados na história para a narração da mesma.
· Passear pela escola com a turma, visitando suas dependências, nomeando-as e explicando que atividades se fazem em cada uma delas. Mostrar e nomear oralmente o mobiliário e os diferentes objetos que existem em cada lugar.
· Pedir que os alunos registrem, desenhando, pintando ou colando imagens sobre o que cada um mais gosta de fazer na escola.
· Organizar uma exposição em classe com todos os desenhos, trazendo os títulos escritos em letra bastão: BRINCAR - PINTAR - OUVIR HISTÓRIAS etc.
· Montar uma exposição e fazer convites às demais turmas para visitação.
· Incluir jogos, brincadeiras, músicas e portadores de texto nas atividades
· Entrevistar funcionários,
· Jornal falado,
· Utilizar etiquetas e palitos de sorvete para simular placas de sinalização: PÁTIO - SALA DE LEITURA - CANTINA - SECRETARIA - DIRETORIA, etc.
· Em sala de aula, motivá-los para a atividade que virá. Separar os alunos em grupos de interesse (TURMA DO PÁTIO, TURMA DA CANTINA etc.), nomeando-os com um crachá. Entregar a cada turma a metade de uma cartolina, canetas coloridas ou lápis cera e pedir que façam um desenho coletivo das atividades realizadas na dependência escolhida e de seu mobiliário (por exemplo: se o grupo escolheu biblioteca, provavelmente representará algumas crianças lendo livros, fazendo teatrinho, e o ambiente terá estantes, almofadas, livros, etc). O professor poderá registrar no quadro as atividades e o mobiliário citado pelos alunos, por exemplo: TURMA DA CANTINA: CANTAR, ORGANIZAR A MESINHA, LANCHAR,
TURMA DA BIBLIOTECA: LER LIVROS E REVISTAS, ESTUDAR, ESTANTES, CADEIRAS,
Informar às turmas que, com o auxílio do professor, irão montar uma maquete que reproduza, ainda que precariamente, a dependência da escola escolhida. Sugerir que usem o desenho coletivo como fonte de idéias. Oferecer materiais como sucatas variadas, cartolinas, cola, caixas de fósforos vazias, tesoura, revistas e folhas de papel colorido e com diferentes texturas. Auxiliar os alunos a reproduzir o mobiliário, decorar os locais e a registrar seus nomes no trabalho.
VI. Culminância:
· Dramatização de um fato ocorrido na escola, homenagem aos funcionários da escola, exposição dos trabalhos realizados sobre a escola
esta atiidade eratudo que eu precisava ,mil beijos
ResponderExcluirQue bom que gostou! Sinto-me feliz em ajudar. Volte sempre!
ExcluirAdorei o seu blog...parabéns!!!!
ResponderExcluirNossa fiquei maravilhado com as sugestões.
ResponderExcluirTio Eddie
Muito obrigada por postar esse plano , me ajudou muito! Parabéns pelo site
ResponderExcluir