Na primeira infância, o corpo é o
instrumento expressivo e comunicativo por excelência, que serve de suporte
para o desenvolvimento emocional e mental, sendo essencial na construção de
afetos e conhecimentos.
Esse campo destaca
experiências nas quais o CORPO, os GESTOS e os MOVIMENTOS constituem linguagens
das quais as crianças, desde cedo, fazem uso, e que as orientam em relação ao
mundo. O referido campo destaca experiências ricas e diversificadas, em que
gestos, mímicas, posturas e movimentos expressivos constituem uma linguagem
vital com a qual as crianças percebem e expressam emoções, reconhecem
sensações, interagem, brincam, ocupam espaços e neles se localizam,
construindo conhecimento de si e do mundo. Destaca-se também que a capacidade
de nomear, identificar e ter consciência do próprio corpo, assim como a
construção de uma autoimagem positiva, estão associadas às oportunidades
oferecidas às crianças para expressão e conhecimento da cultura corporal da
sociedade em que vivem.
(EI02CG01)
Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos
e brincadeiras.
As crianças bem pequenas se
interessam pelos adultos e outras crianças com as quais convivem e aprendem, em
diferentes situações de interação, por meio da observação e imitação de seus
gestos e movimentos. Garantir situações e tempo para que as crianças possam
observar umas às outras, explorar conjuntamente gestos e movimentos e ensinar
umas às outras em situações significativas contribui para que ampliem seus
conhecimentos e suas habilidades nas explorações e descobertas que fazem sobre
si mesmas, nas relações com o outro e o mundo ao seu redor. Nesse contexto, é
importante que as crianças bem pequenas vivenciem situações em que possam
acolher as formas de expressão umas das outras, valorizando suas diferenças e
apoiando suas investigações e descobertas sobre as diferentes linguagens, sobre
os objetos, os materiais, o repertório cultural de sua comunidade e de outras
culturas. É importante, também, que possam participar de situações de
brincadeiras de faz de conta, utilizando como referência enredos, cenários e
personagens do seu entorno social; interessar-se por ensinar jogos de sua
cultura familiar e aprender os jogos de seus colegas; relatar práticas de
cuidado de si em casa e escutar com atenção os relatos dos colegas; imitar, nas
situações de brincadeira, gestos e movimentos aprendidos com os colegas ou
professores(as) em situações de conversa, cuidados ou jogos; incorporar algumas
práticas de cuidado de si voltadas para vestir-se e alimentar-se, além de
situações de descanso e higiene pessoal.
(EI02CG02)
Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás,
no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e
atividades de diferentes naturezas.
Crianças bem pequenas
apropriam-se com interesse do espaço à sua volta, seja em sua sala ou no espaço
externo, ao ar livre. Gostam de brincar ao lado umas das outras e se interessam
pelos objetos, pessoas e ações ao seu redor. Brincar ao seu lado, mostrando
desafios, diferentes formas de ocupar o espaço e se deslocar nele, chamando
atenção de como seus pares fazem, são ações que apoiam suas explorações e
descobertas sobre o espaço. Nesse contexto, é importante que crianças bem
pequenas tenham oportunidade de participar de situações de deslocamento de seu
corpo no espaço de diversas formas. Por exemplo, explorando os diferentes
desafios oferecidos pelo espaço com maior autonomia e presteza por meio de
movimentos como andar, correr, saltar, saltitar, pular para baixo, subir,
escalar, arrastar-se, pendurar-se, balançar-se, equilibrar-se etc, brincando
em pares, trios ou pequenos grupos, com jogos que envolvam marcações visuais no
ambiente (amarelinha, por exemplo) ou por meio de brincadeiras de encontrar
“tesouros” ou outros objetos escondidos nas dependências da escola ou outros
locais. Assim, as crianças bem pequenas podem participar de uma diversidade de
situações de percorrer trajetos e brincadeiras no espaço, utilizando, além da
posição de seu próprio corpo, referências como “em cima de...”, “embaixo
de...”, “perto de...”, “atrás de...”, “mais perto de...”, “entre” para
descrever suas ações ou, ainda, conhecer os diferentes espaços da instituição,
explorando diferentes caminhos para chegar neles e fazendo uso de noções como
perto/longe, em cima, embaixo, à frente e atrás etc.
(EI02CG03)
Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando
movimentos e seguindo orientações.
Crianças bem pequenas têm uma
automotivação para suas explorações e descobertas envolvendo o uso do seu
corpo. Conforme crescem, as suas experiências podem continuar engajando-as e
apoiando-as em suas descobertas, bem como desafiando-as de forma a sustentar
seu interesse, a realizar ações cada vez mais complexas e a ampliar seu
conhecimento sobre seu corpo no espaço, seguindo ou criando suas próprias
orientações e resgatando ações já conhecidas e organizando-as em sequências
cada vez mais complexas. Nesse contexto, é importante que crianças bem pequenas
possam vivenciar situações individuais e de pequenos grupos e participar de
brincadeiras que as incentivem a deslocar seu corpo no espaço de diferentes
formas: pulando, andando, dançando etc. Além disso, é interessante que essas
vivências e brincadeiras também as incentivem a responder a orientações para
movimentos simples, como pegar o brinquedo quando solicitado, mostrar ao colega
onde ficam os seus pertences etc., a seguir orientações verbais e visuais
simples em situações de dança, brincadeiras e circuitos e a adquirir maior
domínio de seus movimentos corporais, desenvolvendo habilidades motoras e o
controle de seu movimentos no deslocamento do espaço, alternando diferentes
velocidades, direções e posições.
(EI02CG04)
Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo.
Aprender a cuidar de seu
próprio corpo é uma importante conquista para as crianças bem pequenas. O
processo dessa aprendizagem se dá, primordialmente, em situações de interação
com os(as) professores(as), que lhes garantem um vínculo profundo e estável e,
por meio de uma escuta atenta e de suas observações, são responsivos às
necessidades e interesses das crianças, partilhando com elas situações
acolhedoras nas quais têm a oportunidade de aprender diferentes formas de
cuidar de si mesmas. A partir dessas relações e em um ambiente seguro e de
confiança, a diversidade de situações de cuidado nas quais as crianças são
incentivadas a assumir pequenas responsabilidades em relação ao cuidado com seu
próprio corpo ajudam-nas no aprendizado de sua progressiva independência em situações
como alimentar-se, usar o vaso sanitário, colocar e tirar roupas e encontrar
soluções para resolver suas necessidades pessoais. Nesse contexto, é importante
que as crianças bem pequenas participem de situações nas quais possam: refletir
sobre o cuidado do seu próprio corpo, reconhecendo, por exemplo, a necessidade
de limpar o nariz, ou solicitando ajuda caso seja necessário; se adaptar a
rotinas básicas de cuidado em um contexto diferente do de sua casa; manifestar
preferências por determinados alimentos e reconhecer progressivamente as
atividades ao ar livre como positivas para seu bem-estar e sua saúde; e
apropriar-se de gestos envolvidos no ato de calçar meias e sapatos, vestir o
agasalho, pentear o cabelo e outras tarefas de cuidado pessoal.
(EI02CG05)
Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle
para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
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