Imagem em http://educador.brasilescola.com |
- Oferecer revistas com figuras diversas, tanto conhecidas como novas ampliando seu conhecimento;
- Identificar objetos e animais incompletos, solicitando que identifique a figura como um todo;
- Rasgar folhas de revista e tentar juntar reconstruindo a figura;
- Fazer a chamada utilizando a ficha com o nome próprio permitindo que a criança reconheça o seu nome no conjunto dos demais;
- Oferecer livros ilustrados com pequenas histórias para as crianças manusearem;
- Brincar com a criança associando o som ao conceito do objeto. EX.: Miau para o gato, piu piu para o pintinho, e au au para o cachorro, etc;
- Oferecer objetos concretos, estimulando-os a discriminá-los;
- Oferecer embalagens vazias para que a criança possa empilhar, enfileirar ou brincar livremente;
- Mostrar o livro de história após Ter lido, solicitando que aponte personagens;
- Proporcionar oportunidades de ouvir músicas clássicas e populares;
- Memorizar pequenos trechos de poemas, parlendas ou canções;
- Oferecer caixas de diversos tamanhos e formas, para a criança enfileirar para a menor ou encaixar uma dentro da outra;
- Oferecer lápis de cor, canetas, giz de cera, giz colorido e papéis diversos para a criança rabiscar livremente, sem levar em conta a grafia do trabalho;
- Oferecer giz colorido para rabiscar no chão, no pátio e no quadro;
- Estabelecer e ler os combinados com a turma;
- Permitir que ela faça o reconto de pequenos trechos das histórias contadas pelo educador;
- Interagir com as crianças na hora da alimentação, dizendo o nome dos alimentos que lhes são oferecidos;
- Manusear revistas infantis e identificar alguns personagens;
- Rasgar, amassar, jornais e folhas de revistas, em seguida amassá-los;
- Brincar com corda passando por cima e por baixo da mesma;
- Cantar acompanhando o ritmo com instrumentos ou objetos que produzem sons;
- Percorrer linhas diversas desenhadas no chão ( retas, curvas, sinuosas, etc.);
- Imitar sons, gestos sugeridos por um modelo.
MATERIAIS
- Jogos diversos de montar e desmontar;
- Jogos de madeira e plásticos desmontáveis;
- Massa de modelar e argila;
- Tinta guache, aquarela, tinta de dedo, etc;
- Materiais representativos da realidade: bonecas, carrinhos, panelinhas, telefone, espelho, banquetas, bolsas, etc;
- Bolas de diversos tamanhos e cores;
- Casinha de boneca, corda;
- Jogos simples de completar figuras;
- Caixas de papelão de variados tamanhos;
- Quebra cabeça simples.
Olá!!
ResponderExcluirGostei muito das dicas, com certeza irei utilizá-las em meu plano de aula. abraços!
Janete
Oi Janete!
ExcluirQue jóia! Obrigada por participar.
Beijinhos
:t:t:t:t:t:t
ResponderExcluiramei as dicas de aulas adoroi e vou usar claro né??uns dicas boas desa nao tenhe nem com não usar!!!!!BEIJOS DE ANNA CLARA :g
ResponderExcluir@ Anna
ResponderExcluirQue bom que você gostou. Volte sempre.
Abraços
gostaria de saber o que é aula especializada
ResponderExcluirEducação Física, Inglês, Ballet, Judô, natação entre outras
ExcluirAdorei suas dicas ,obrigado .
ResponderExcluirIzabel