Sugestões de atividades para o maternal 3


Imagem em http://educador.brasilescola.com



  • Oferecer revistas com figuras diversas, tanto conhecidas como novas ampliando seu conhecimento;
  •  Identificar objetos e animais incompletos, solicitando que identifique a figura como um todo;
  • Rasgar folhas de revista e tentar juntar reconstruindo a figura;
  • Fazer a chamada utilizando a ficha com o nome próprio permitindo que a criança reconheça o seu nome no conjunto dos demais;
  • Oferecer livros ilustrados com pequenas histórias para as crianças manusearem;
  • Brincar com a criança associando o som ao conceito do objeto. EX.: Miau para o gato, piu piu para o pintinho, e au au para o cachorro, etc;
  • Oferecer objetos concretos, estimulando-os a discriminá-los;
  • Oferecer embalagens vazias para que a criança possa empilhar, enfileirar ou brincar livremente;
  • Mostrar o livro de história após Ter lido, solicitando que aponte personagens;
  • Proporcionar oportunidades de ouvir músicas clássicas e populares;
  • Memorizar pequenos trechos de poemas, parlendas ou canções;
  • Oferecer caixas de diversos tamanhos e formas, para a criança enfileirar para a menor ou encaixar uma dentro da outra;
  • Oferecer lápis de cor, canetas, giz de cera, giz colorido e papéis diversos para a criança rabiscar livremente, sem levar em conta a grafia do trabalho;
  • Oferecer giz colorido para rabiscar no chão, no pátio e no quadro;
  • Estabelecer e ler os combinados com a turma;
  • Permitir que ela faça o reconto de pequenos trechos das histórias contadas pelo educador;
  • Interagir com as crianças na hora da alimentação, dizendo o nome dos alimentos que lhes são oferecidos;
  • Manusear revistas infantis e identificar alguns personagens;
  • Rasgar, amassar, jornais e folhas de revistas, em seguida amassá-los;
  • Brincar com corda passando por cima e por baixo da mesma;
  • Cantar acompanhando o ritmo com instrumentos ou objetos que produzem sons;
  • Percorrer linhas diversas desenhadas no chão ( retas, curvas, sinuosas, etc.);
  • Imitar sons, gestos sugeridos por um modelo.
MATERIAIS

  • Jogos diversos de montar e desmontar;
  • Jogos de madeira e plásticos desmontáveis;
  • Massa de modelar e argila;
  • Tinta guache, aquarela, tinta de dedo, etc;
  • Materiais representativos da realidade: bonecas, carrinhos, panelinhas, telefone, espelho, banquetas, bolsas, etc;
  • Bolas de diversos tamanhos e cores;
  • Casinha de boneca, corda;
  • Jogos simples de completar figuras;
  • Caixas de papelão de variados tamanhos;
  • Quebra cabeça simples.


Comentários

  1. Olá!!
    Gostei muito das dicas, com certeza irei utilizá-las em meu plano de aula. abraços!
    Janete

    ResponderExcluir
  2. amei as dicas de aulas adoroi e vou usar claro né??uns dicas boas desa nao tenhe nem com não usar!!!!!BEIJOS DE ANNA CLARA :g

    ResponderExcluir
  3. @ Anna

    Que bom que você gostou. Volte sempre.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. gostaria de saber o que é aula especializada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Educação Física, Inglês, Ballet, Judô, natação entre outras

      Excluir

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Dicas, sugestões, perguntas serão bem vindas. Responderei seu recadinho aqui mesmo.
Se desejar uma resposta por E-mail envie o comentário para fliver5@gmail.com
Lembre-se que você é muito especial para Deus.
Beijos