Duração: 1 mês e meio
Público Alvo: Alunos da Educação Infantil
· Identificar todas as partes do corpo;
· Conhecer as partes do corpo;
· Reconhecer os sentidos;
· Identificar e diferenciar as partes do próprio corpo com as partes do corpo dos amigos;
· Vestir-se e desvestir-se sozinhos.
· Conhecer a importância e a necessidade de se ter uma boa higiene;
· Relacionar Higiene e prevenção de doenças;
· Aprender como se pode ter uma boa higiene;
· Cultivar Hábitos saudáveis;
· Identificar os diferentes produtos de Higiene;
· Observar a falta de Higiene nos diferentes ambientes;
· Produzir cartazes sobre limpeza e higiene ambiental na escola;
· Trabalhar a expressão corporal e os cuidados com o corpo;
· Desenvolvimento da criatividade;
· Desenvolvimento de atividades lúdicas.
· Estimular as crianças a: rolar, agarrar, sentar, engatinhar, andar em um pé só, andar sobre linhas – Trabalhando assim atividades de Psicomotricidade;
· Estimular o raciocínio e a atenção;
· Estimular a Socialização
· Estimular as crianças a explorar todos os 5 sentidos de forma abrangente.
· o professor deve orientar, com uma música clássica ao fundo, que os alunos, de olhos fechados, toquem cada parte do corpo: cabeça, cabelos, rosto, braços, mãos, pernas, pés, barriga etc.
· Em seguida, cada aluno deitará em uma folha grande o suficiente para que a professora ou os colegas contornem o perfil do seu corpo;
· Todos com seus perfis contornados deverão completar a figura de seu corpo acrescentando detalhes que o identifiquem;
· É interessante que tenha um espelho grande, onde o aluno consiga se ver inteiro e observe cada detalhe antes de desenhar;
· Concluir com a montagem de um mural com os auto-retratos do tamanho natural das crianças.
· Num segundo momento o professor deve conversar de forma informal sobre cada parte do corpo: boca, nariz, orelhas, braços, mãos, tronco, pernas, pés... Para que servem? – O professor deve provocar as crianças com esta pergunta para cada parte do corpo que for citada.
· Deixar que os alunos se expressem livremente, fazendo as devidas colocações e orientações.
· Ao fim da conversa sugerimos o trabalho com as músicas já bastante conhecidas em sala de aula, as quais as crianças adoram
1 - Cabeça, ombro, joelho e pé.
2 - Pop Pop:
3 - Remexo:
· É interessante apresentar um cartaz com as partes do corpo e deixar fixo na sala de aula.
· Montar bonecos articulados com as crianças, fazendo-as pintar, e deixar que brinquem a vontade por algum tempo – Modelos em anexo.
Os Sentidos...
Já tendo explorado bastante as partes do corpo, observado no espelho, dançando, tocando-o, relaxando... Passar para a segunda fase do projeto: Explorar os sentidos.
· Visão: Mostrar figuras coloridas pequenas, médias e grandes; figuras preta e brancas pequenas, médias e grandes; mostrar de longe, de perto, de muito perto – sempre perguntando o que estão vendo e como. Provocar os alunos para que percebam a importância da visão. E repetir a pergunta: Para que servem nossos olhos?
· Audição: Brincar de identificar sons de instrumentos, da natureza,vozes, barulhos em geral; falar bem baixinho, falar alto, propor que todos sussurrem, gritem, fiquem em silêncio. Enfim , através de diversas brincadeiras provocar para que percebam a importância dos ouvidos e da audição. Repetir a pergunta: Para que servem nossos ouvidos?
· Olfato: Brincar de distinguir diferentes cheiros de olhos vendados – Dizer cheiros que agradam e os que desagradam - provocando-os até perceberem a importância de nosso nariz, de nosso olfato.
· Paladar: Brincar de provar diferentes tipos de alimentos de olhos vendados – provocando-os até perceberem a importância da língua, de nosso paladar.
· Tato: Brincar de sentir diferentes texturas: algodão, lixa, esponja, água fria, água morna, gelo etc.) – provocando-os até perceberem a importância do tato, de sentir o toque. O professor pode criar uma caixa fechada com um buraco apenas para caber as mãos das crianças, e dentro dela devem conter diferentes materiais onde poderão tocar e dizer o que sentem se é macio ou áspero. Outra brincadeira legal é: de olhos fechados, descobrir em que parte dos eu corpo o colega está tocando.
Brincar com o corpo e com os sentidos...
O professor deve propiciar atividades diversas de Psicomotricidade:
· Pular em um pé som ao ritmo de uma música;
· Andar em cima de uma linha traçada no chão com uma bola na mão;
· Subir e descer escadas ao ouvir determinados sons;
· Engatinhar, saltar, com ritmo ou livremente;
· Virar cambalhota com auxílio do professor em um colchonete;
· Vestir e desvestir-se, com a roupa pedida, a cada ordem do professor;
· Dançar em diferentes ritmos;
· Pular entre bambolês;
· Imitar animais;
· Andar em curvas;
· Arremessar e agarrar bolas;
· Brincar de Chefinho mandou;
· Brincar de Morto-Vivo;
· Brincar de Estátua;
· Brincar de cabra-cega;
· E inúmeras outras atividades de acordo com a necessidade da turma, material disponível, tempo e desejo do professor...
Sempre é bom...
· Trabalhar com parlendas, adivinhas, trava-línguas;
· Desenhar livremente ou de maneira orientada – Exemplo: Desenhe seus olhos.
· Trabalhar pesquisas. Deixar que as crianças recortem e colem diferentes figuras de corpo humano;
· Usar as cantigas e brincadeiras de roda;
· Modelar bonecos, procurando colocar todas as partes do corpo;
· Criar um boneco do tamanho das crianças feito de sucata – Nomeá-lo, listar suas características de personalidade e caráter, cada parte do corpo que for sendo criada o professor aproveita para revisar tudo que já trabalharam.
Anexo 1
Mais Sugestões
Anexo 1
Mais Sugestões
Levar para a sala diversos tipos de espelhos (pequenos e para o corpo inteiro).Fixar numa parede da sala e perguntar aos alunos que partes do corpo eles refletem.
Convidar os alunos a andar livremente pela classe. A um sinal combinados eles devem tocar as partes do corpo que se pede: braço, orelhas, cabeça, olhos etc.
Formar grupos com três quatro alunos. Desenhar o contorno de um aluno em uma folha de papel pardo para que cada grupo complete a figura.
Brincar do jogo do espelho: em duplas, um aluno imita os gestos e os movimentos do colega.
Explorar com os alunos ações corporais diversas:andar com uma perna só, abotoar a roupa com uma só mão. Comentar com os alunos sobre as dificuldades para realizar cada ação proposta.
Levar os alunos ao pátio e deixa-los correr livremente. A um sinal combinado, eles devem parar e colocar a mão sobre o peito para observar as alterações que o corpo sofre. O que está acontecendo? De ondem provem o som? No caso de nenhum aluno mencionar que o som provem das batidas do coração, explicar o que ocorre. Aproveitar para informar que o coração é um órgão vital do corpo.
Oi, td bem??? Estou mega perdida e quero uma ajuda para poder elaborar atividades no concreto e em folha c os conteúdos:Dia/noite; Dentro/fora;
ResponderExcluirTamanho; Em cima/embaixo; Associações.
Meu e-mail: leidevania_2007@yahoo.com.br
Obrigada pela imensa atenção
Oi Leide!
ExcluirEu me lembro de ter uma apostila sobre o assunto, mas já procurei muito e não encontrei. Creio que emprestei para alguém que acabou esquecendo de devolver. Vou ficar te devendo essa.
Abraços
Oi Flavinha, tudo bom??
ResponderExcluirParabéns pelo seu projeto corpo humano e sentidos! Era isso mesmo que eu estava procurando!! rsss
Mas ali nos bonecos articulados eu não encontrei os anexos, vc tem como me enviar? silvanaoliveira2000@yahoo.com.br
Obrigada e boa noite pra vc!
Silvana
Olá Silvana! Infelizmente não tenho mais. Fiz uma limpa no meu PC e acabei dispensando muita coisa que não deveria, mas vou procurar no Google e se encontrar te envio sim.
ExcluirAbraços