O processo de construção da identidade
da criança é central para o seu desenvolvimento. Acontece ao longo de toda a
vida, mas é particularmente intenso durante a Educação Infantil.
Esse campo destaca
experiências que possibilitem às crianças, na interação com outras crianças e
adultos, viverem situações de atenção pessoal e outras práticas sociais, nas
quais aprendem a se perceber como um EU, alguém que tem suas características,
desejos, motivos, concepções, a considerar seus parceiros como um OUTRO, com
seus desejos e interesses próprios, e a tomar consciência da existência de um
NÓS, um grupo humano cada vez mais ampliado e diverso. Nesse processo, vão se
constituindo como alguém com um modo próprio de agir, sentir e pensar. A ênfase
neste campo de experiências está ligada à constituição de atitudes nas
relações vividas ao longo de toda a permanência da criança na unidade de
Educação Infantil, abrindo caminho para outras aprendizagens.
(EI02EO01)
Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e
adultos.
As crianças bem pequenas têm interesse
pela interação com seus pares e com adultos e, quanto mais experiências de
interações positivas tiverem, maior a oportunidade de que aprendam e valorizem
a convivência em grupo e o cuidado com as relações. Nas situações de interação,
principalmente em pares ou em pequenos grupos, aprendem como os seres humanos
agem e tratam uns aos outros e têm a oportunidade de demonstrar atitudes de
cuidado e solidariedade com seus colegas e professores(as). Nesse contexto, é
importante que as crianças bem pequenas tenham a oportunidade de construir
vínculos profundos e estáveis com professores(as), que lhes garantam confiança
e segurança e que sejam responsivos às suas manifestações por meio de atitudes
cuidadosas e respeitosas. Também é importante que construam vínculos com outras
crianças, por meio de brincadeiras e ações compartilhadas, nas quais têm a
oportunidade de realizar ações como dividir brinquedos, negociar enredos para a
brincadeira, atentar e apreciar ações e gestos dos colegas, compartilhar ideias
e emoções, oferecer um brinquedo ao colega que está triste, abraçar o colega
quando está chateado, brincar de esconder-se, de cuidar de animais domésticos,
de ouvir e contar histórias, observar aspectos do ambiente, colecionar
objetos, participar de brincadeiras de roda, brincar de faz de conta, dentre
outras experiências realizadas com diferentes parceiros.
Demonstrar imagem positiva de si mesmo
e confiança em sua capacidade de
enfrentar dificuldades e desafios.
(EI02EO03)
Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e
adultos.
As crianças bem pequenas
aprendem com todo o seu corpo e seus sentidos, por meio de ações sobre os
objetos e brinquedos e da interação com outras crianças e adultos. Ao realizar
variadas situações de explorações de diferentes objetos e brinquedos, começam a
formar uma imagem mental desses materiais, vivendo, assim, suas primeiras
experiências de representação criativa. No contato com outras crianças e com as
pessoas em geral, têm a oportunidade de variar e enriquecer suas experiências,
aprendendo por meio da imitação ou de suas ações sobre os objetos. Nesse
contexto, é importante garantir às crianças bem pequenas diversas situações de
explorações, com materiais diversificados e em situações de interação
cuidadosas e estimulantes com outras crianças e professores(as). Favorecer
jogos de imitação, nessa faixa etária, promove experiências significativas de
comunicação e brincadeiras entre as crianças bem pequenas.
(EI02EO04)
Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se
compreender.
As crianças bem pequenas
ouvem e compreendem a linguagem antes mesmo de saberem se expressar por
palavras. Quando, desde bebês, têm a oportunidade de viver interações sociais
nas quais são reconhecidas e valorizadas em suas iniciativas de expressão e
comunicação, aprimoram suas estratégias para serem compreendidas e para
compreenderem os interesses e necessidades dos outros.Nesse contexto, é
importante que possam vivenciar situações de interação que as engajem em buscar
formas cada vez mais eficazes de se comunicar, seja por meio de suas expressões
com o corpo, de suas produções artísticas ou musicais, seja por meio de suas
representações ao brincar, ou mesmo por meio da linguagem verbal ou escrita,
compreendendo seus colegas e os professores(as) e se fazendo compreender.
(EI02EO05)
Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando
essas diferenças.
Por meio de experiências
positivas de interação com outras crianças e adultos, permeadas por relações
vinculares profundas, estáveis e respeitosas, as crianças bem pequenas têm a
oportunidade de aprender sobre as suas características físicas e a perceber
semelhanças e diferenças em relação aos seus colegas ou outras pessoas
próximas. Nesse contexto, é importante
que possam viver situações de explorações de seu próprio corpo e de relações e
trocas com seus colegas e professores(as) em um ambiente rico de interações e
descobertas pelas crianças sobre si mesmas, suas características físicas, seus
gostos e preferências e de seus colegas em um clima de respeito e confiança,
favorecendo que as crianças pequenas valorizem e respeitem suas
particularidades e diferenças em relação aos outros. Nesse contexto é desejável
também que elas possam apoiar parceiros em dificuldade, sem discriminá-los por
suas características .
Por meio de experiências
positivas de interação com outras crianças e adultos, permeadas por relações
vinculares profundas, estáveis e respeitosas, as crianças bem pequenas têm a
oportunidade de aprender sobre as suas características físicas e a perceber
semelhanças e diferenças em relação aos seus colegas ou outras pessoas
próximas. Nesse contexto, é importante
que possam viver situações de explorações de seu próprio corpo e de relações e
trocas com seus colegas e professores(as) em um ambiente rico de interações e
descobertas pelas crianças sobre si mesmas, suas características físicas, seus
gostos e preferências e de seus colegas em um clima de respeito e confiança,
favorecendo que as crianças pequenas valorizem e respeitem suas
particularidades e diferenças em relação aos outros. Nesse contexto é desejável
também que elas possam apoiar parceiros em dificuldade, sem discriminá-los por
suas características .
As crianças bem pequenas têm
a oportunidade de descobrir e se apropriar das regras básicas de convívio
social conforme podem vivenciar diversas situações de interação em cenários de
brincadeiras e atividades compartilhadas. Nesse contexto, incentivar o
interesse que as crianças bem pequenas têm em estar junto com seus pares,
oportunizando situações de jogos colaborativos, atividades simples em pequenos
grupos, trios ou mesmo duplas, e situações em que precisam compartilhar objetos
ou brinquedos, favorece o desenvolvimento do convívio social positivo entre as
crianças. É imporante também que possam participar de situações em que cantem,
respeitando sua vez de cantar e ouvindo os companheiros, e decidam com os
colegas o tema de uma história a ser por todos dramatizada, usando
esclarecimentos, justificativas e argumentos que são muito ligados aos seus
sentimentos.
(EI02EO07)
Resolver conflitos nas interações e brincadeiras, com a orientação de um
adulto.
As crianças bem pequenas, ao
participarem de situações de interações com outras crianças, acabam se
envolvendo em situações de conflitos de relações que, muitas vezes, geram
sentimentos de frustração. Nessa faixa etária, estão mais centradas em si
mesmas, pensam de uma forma mais concreta e estão adquirindo a conquista do
autocontrole. A regulação de suas emoções é importante para que as crianças
possam vivenciar situações concretas de conflitos sociais. Nessas vivências,
elas devem ser apoiadas na resolução desses conflitos, de forma positiva,
pelo(a) professor(a), que as ajuda a aprender, gradativamente, a resolvê-los. Nesse
contexto, é importante cuidar das situações cotidianas de conflitos relacionais
que as crianças bem pequenas vivem, aceitando e respeitando a situação e, ao
mesmo tempo, ajudando-as a reconhecer, expressar e conversar sobre seus
sentimentos, apoiando-as na criação de estratégias para a resolução dos
conflitos.
Comentários
Postar um comentário
Obrigada por comentar! Dicas, sugestões, perguntas serão bem vindas. Responderei seu recadinho aqui mesmo.
Se desejar uma resposta por E-mail envie o comentário para fliver5@gmail.com
Lembre-se que você é muito especial para Deus.
Beijos