Projeto Meios de Comunicação - Educação Infantil



JUSTIFICATIVA:

 Desde a mais tenra idade, necessitamos nos comunicar. Sendo assim ao longo do nosso desenvolvimento tentamos estabelecer, com o meio que nos rodeia, alguns sinais que depois vão se tornando mais elaborados. O ser humano além de aprender diversas maneiras de facilitar a compreensão da fala e da escrita, criou através dos tempos objetos que nos ajudam no dia a dia. Hoje podemos, em tempo real, passarmos informações para qualquer parte do mundo sem nos deslocarmos do lugar em que estamos. E a esse conjunto de objetos que conhecemos damos o nome de meios de comunicação (jornal, TV, rádio, internet, telefone, carta, revista, livros).


Linguagem Oral e Escrita:

  • Comparação dos nomes dos meios de comunicação. “Qual deles começa igual? ” Identificação da primeira e última letras;
  • Conversa informal sobre a importância dos meios de comunicação social;
  • Participação em atividades de comunicação, que exijam diferentes graus de formalidades, como conversas, exposições orais, entrevistas e não só a reprodução de contextos comunicativos informais;
  • Listagem dos meios de comunicação social existente em nossa comunidade;
  • Interação nas histórias, através do reconto ou textos informativos sobre os meios de comunicação;
  • Construção de texto coletivo após visita ao correio ou a rádio da comunidade;
  • Mural com figuras e os nomes dos meios de comunicação social.
  • Escrita espontânea dos meios de comunicação.
  • Quebra-cabeça com letras do nome
  • Escrita de uma carta coletiva para uma pessoa da comunidade que seja conhecida dos alunos;



Matemática:

  • Construção do calendário diário com a grafia do número correspondente a cada dia da semana.
  • Contagem dos alunos e alunas da classe;
  • Realização de cálculos mentais utilizando-se de materiais concretos; 
  • Noção de adição com a ideia de juntar. Subtração com a ideia de tirar;
  • Noção de tempo: Ontem foi dia? Hoje é dia? Amanhã será dia?
  • Contagem e recontagem de objetos da sala de aula e dos meios de comunicação afixados no mural.
  • Comparação dos meios de comunicação apresentados com as formas geométricas estudadas.



Música e Movimento:


  • Apresentação de canções sobre os meios de comunicação;
  • Experimentação do silêncio através de brincadeiras e em outros contextos. O silêncio valoriza o som, cria expectativa e é, também, música.
  • Brincadeira de estátua e dança das cadeiras. Uma variação: cada criança dança ao redor da sua cadeira, sem se encostar, atentas aos comandos para executá-los quando a música parar: colocar a mão, o pé, o joelho, o cotovelo, o bumbum, a cabeça, etc, na cadeira. Em seguida, retomar a música e repetir os comandos, porém agora terão que dançar com as partes do corpo encostadas na cadeira. Conforme o desenrolar da brincadeira, pedir que coloquem mais de uma parte do corpo na cadeira, nomeando-as e “colando-as” na cadeira. Possibilita identificar as partes do corpo e desenvolver a expressão corporal.
  • Brincadeiras de encher as bochechas de ar e explodir;
  • Vibração dos lábios.
  • Realização de movimentos circulares com a língua: dentro da boca, lambendo os lábios, lamber um pirulito, movimentar a língua lateralmente tocando os cantos da boca, empurrar as bochechas com a língua.
  • Brincadeiras de telefone sem fio, radialista, locutor de TV narrando jogo de futebol;
  • Realização de gincana dos meios de comunicação. Por exemplo: Sintonizar uma estação de rádio determinada, realizar uma ligação digitando os números corretamente; imitar um personagem de um programa de TV, etc.


Linguagem Plástica e visual:

  •  Confecção do rádio de caixinha de leite, telefone sem fio utilizando dois copos de plásticos descartáveis e um pedaço de barbante fino;
  • Construir de uma TV para que as crianças contem suas histórias;
  • Realização de desenhos espontâneos dos meios de comunicação trabalhados;
  • Desenho sobre o que chamou atenção no passeio realizado ao correio ou a rádio FM;



Sociedade e Natureza:

  • Realização chamadas no telefone celular;
  • Pesquisas com a família sobre os meios de comunicação conhecidos mais usados;
  • Visita à secretaria para observar como funciona cada meio de comunicação.
  • Construção de painel coletivo com fichas, através das respostas trazidas de casa, utilizando desenhos.



Comentários