Proposta Pedagógica Berçário e Maternal





Na Educação Infantil o planejamento é considerado como o primeiro passo do processo ensino-aprendizagem, pois é a possibilidade do professor revelar sua intenção educativa, demonstrar seus princípios, metas, objetivos e analisar quais as necessidades reais da vida dos alunos, suas capacidades cognoscentes e o que realmente é significativo no contexto social de seu grupo. O planejamento deve buscar o equilíbrio entre tradição e inovação para cada área do conhecimento, possibilitando inaugurar o que é novo e prazeroso para os alunos.

O objetivo proposto por este referencial de nenhuma maneira é moldar a criança. É exatamente o contrário. A criança tem espaço para criar, descobrir, brincar, sonhar, enfim, ser criança. O que se busca é o respeito mútuo observando a individualidade de cada um.

Justificativa

A proposta pedagógica apropriada à faixa etária dos 0 (zero) aos 2 (dois) anos, deve atender às necessidades pessoais: de afeto, sono, alimentação, higiene e de estimulação para o desenvolvimento global da criança. Torna-se imprescindível proporcionar um ambiente acolhedor, afetivo e lúdico; oportunizar atividades para a estimulação de suas diversas linguagens (corporal, oral, escrita, plástica e musical) e competências. Possibilitar a exploração das sensações, percepções, movimentos e o conhecimento do seu próprio corpo, sua integração ao meio e as pessoas.

Características da Faixa Etária

(6 a 9 meses)

- Mantêm-se sentado sozinho por um certo tempo;

- Arrasta-se para aproximar-se de uma pessoa ou objeto;

- Se for sustentado fica de pé;

- Passa um objeto de uma mão para outra;

- Pega um objeto em cada mão;

- Pega um pequeno objeto sobre o polegar e o indicador;

- Brinca jogando os objetos;

- Vocaliza sílabas sem significação verbal;

- Reconhece pessoas de sua família;

- Estranha rostos diferentes;

- Começa a participar de jogos de relação (esconde-esconde, bater palmas);

- Fixa sua imagem no espelho;

- Constrói as noções e conceitos de objetos, espaço e tempo através da ação e

movimentos.

(9 a12 meses)

- Fica em pé sozinho e anda seguro por duas mãos, depois por uma ou apoiado num móvel;

- Imita ruídos;

- Repete um som que ouviu;

- Entende uma ordem simples ou não;

- Explora o mundo, olha e toca tudo, levando tudo à boca;

- Participa de jogos simples com adultos;

- Aprende a pronunciar duas ou três palavras.

(1 a 2 anos)

- Assenta-se sozinha;

- Fica em pé sozinho sem apoio e começa a andar sozinha;

- Aprende a comer sozinha e beber no copo;

- Começa a reconhecer partes do seu corpo;

- Sobe e desce escadas colocando os dois pés em cada degrau;

- Interessa-se por animais;

- Começa a socializar-se através de manifestações de ciúmes, rivalidade e agressividade;

- É impulsiva e egocêntrica;

- Seu tempo de concentração é curto;

- Ainda não controla sua força e defende-se com seu corpo;

- Interesses, sentimentos e valores são ainda instáveis e não se conservam para uma próxima situação;

- Folheia revistas e livros, às vezes rasga-os;

- Imita os adultos;

- Regras e normas precisam ser lembradas constantemente;

- Constrói as noções e conceitos de objetos, espaço e tempo através da ação e movimentos;

- Gosta de brincar sozinha e já começa a criar autonomia;

- Precisa sentir-se segura no ambiente;

- Chora com facilidade;

- Evolui a linguagem verbal e ampliação do vocabulário;

- Inicia o controle dos esfíncteres;

- Intercala atividades tranqüilas e agitadas;

- Fala de coisas ausentes e usa de três a quatro palavras por sentença;

- Começa a ouvir com atenção pequenas narrativas baseadas em gravuras, livros coloridos e ilustrados;

- Acompanha música com o corpo e executa movimentos ritmados;

- Revela grande interesse por brinquedos de puxar, empurrar e arrastar;

- Revela grande interesse na manipulação de objetos, “vê com as mãos” e mexe em tudo.


Objetivo Geral

Viabilizar o processo de desenvolvimento integral e de aprendizagem das crianças, considerando suas características etárias, capacidades físicas, cognitivas, afetivas, sociais, interesses e necessidades, através de vivências que favoreçam o conhecimento de si (identidade e autonomia), o conhecimento do meio (físico e social) e o conhecimento das relações com o meio (comunicação e representação) para favorecer a formação pessoal e social e ampliar sua compreensão e visão de mundo.


Objetivos Específicos

- Possibilitar o brincar, o jogo simbólico, o desenho e a manifestação das diversas linguagens como uma forma de estimular a curiosidade, a descoberta, a criatividade e a capacidade expressiva.

- Propiciar a observação, exploração e interação com objetos, pares e adultos para ampliar o conhecimento do mundo que a cerca e perceber-se como um ser social, agente transformador de suas relações e do meio-ambiente.

- Oportunizar momentos para expressão de sentimentos, emoções, necessidades, desejos, compreensão de si mesma e dos outros para favorecer a construção da auto-estima e contribuir no desenvolvimento afetivo-emocional. - Incentivar e valorizar atitudes favoráveis à convivência social para contribuir no desenvolvimento da auto-estima, da autonomia moral, da relação interpessoal e de inserção social.

- Promover jogos, vivências e atividades lúdicas que estimulem o desenvolvimento motor para ampliar gradativamente o controle sobre seu próprio corpo e movimentos, adquirir respeito pelas suas potencialidades, limites e integridade física e para aperfeiçoar suas habilidades manuais.

- Favorecer a participação das crianças no planejamento das atividades, visando o desenvolvimento da autonomia e independência em suas ações.

- Favorecer e consolidar a autonomia das crianças no que se refere ao vestuário, hábitos de higiene e alimentação, cuidados com seus pertences e os da escola.


Conteúdos Pedagógicos

A Educação Infantil tem como proposta estimular o desenvolvimento da criança em seus aspectos: físico, afetivo, psicológico, intelectual, social e cultural. Para viabilizar o processo ensino-aprendizagem e o desenvolvimento integral da criança de uma maneira mais enriquecedora e significativa utiliza-se como metodologia o trabalho com projetos semestrais e/ou anuais. Estes projetos consistem em conjuntos de atividades elaborados pelo professor e baseiam-se tanto no interesse dos alunos, como na sistemática escolar que envolve a abrangência dos conteúdos básicos baseados nos eixos de trabalho do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Estes eixos baseiam-se nos seguintes âmbitos de experiência: Formação Pessoal e social que favorece os processos de construção da identidade e autonomia das crianças; e Conhecimento de mundo que favorece a construção das diferentes linguagens pelas crianças e para as relações que estabelecem com os objetos de conhecimento relacionados a Música, Movimento, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e Matemática.

Os projetos são trabalhados de forma intencional e integram os conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais de forma interdisciplinar, possuem uma duração que pode variar conforme o objetivo, o desenrolar de várias etapas, o desejo e o interesse das crianças por isto comportam uma grande dose de imprevisibilidade, podendo ser alterado quando necessário. Os conteúdos e projetos são gerenciados pelo professor através do planejamento semestral para o estabelecimento de objetivos com relação à aprendizagem, a definição de estratégias e os resultados esperados para cada nível da Educação Infantil.

A construção de um projeto acontece de forma coletiva, o que possibilita tornar o aluno responsável e sujeito pela própria aprendizagem. As condições para a busca do conhecimento e o enriquecimento de vivências são organizadas de forma reflexiva pelo professor, através do planejamento, da seleção dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, e da adaptação à realidade dos alunos. Todos os conteúdos são trabalhados de forma integrada, para que sejam significativos.

Os conteúdos conceituais dizem respeito ao conhecimento de conceitos, fatos, símbolos, idéias, imagens, representações, princípios e permitem o aluno atribuir sentindo a realidade. Os conteúdos procedimentais se referem às técnicas, métodos, destrezas, habilidades; estão relacionados ao aprender a fazer e possibilitam o aluno apropriar-se de ferramentas da cultura humana, necessários para viver.

Os conteúdos atitudinais que estão associados a valores, atitudes e normas. Estes quando ensinados possibilitam às crianças a lidar com os diversos desafios da vida e as completam como seres humanos.

Os projetos de trabalhos proporcionam a ampliação gradativa das capacidades e habilidades, pois possibilitam a criança aprender a aprender, a fazer, a ser e a conviver consigo mesma e com os outros.

Nesta relação ensino-aprendizagem privilegia-se o contexto lúdico e consideram-se as brincadeiras espontâneas, o jogo, o movimento, a dança, a música, a manipulação de diversos materiais, as atividades livres e dirigidas como ferramentas para a apropriação de conhecimento.

A rotina diária é organizada abrangendo as aulas especializadas do nível (música, Educação Física, biblioteca, Ensino Religioso) e a s atividades livres e dirigidas como:

- Recepção ou lugar de encontro: Momento em que a criança chega e faz opção entre as diferentes atividades sugeridas. Momento livre para "bate-papos", jogos, novidades e surpresas.

- Rodinha: Momento da proximidade física e afetiva entre professor/aluno, aluno/aluno e serve para apresentação de forma concreta do conteúdo. É o momento de estímulos, atenção, observação, investigação, constatação, experimentação, comunicação oral, respeito, regras e questionamentos.

- História: momento de despertar o gosto pela leitura, enriquecer o vocabulário, estimular a atenção, a imaginação, a observação, memória e reflexão.

- Parque: Momento onde o professor observa o relacionamento aluno/aluno, a fim de favorecer a independência e socialização. Cabe ao professor orientar sua turma, a fim de zelar e organizar o parque (segurança dos brinquedos, caixa de areia, casinha de bonecas, motocas).

- Lanche: Ocorre de forma coletiva. Todas as sextas-feiras são registrados na agenda os pedidos que devem ser entregues pelas famílias até na terça-feira da semana seguinte. O lanche é preparado no Colégio pela cozinheira que se baseia no cardápio elaborado pela nutricionista. A criança experimenta diferentes sabores, ricos em propriedades nutritivas e aprende a servir-se.


Conteúdos Específicos


Movimento

- Reconhecimento progressivo dos segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras e da interação com os outros;

- Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e movimentos;

- Exploração de diferentes materiais que oportunizem contatos sensoriais diversificados;

- Exploração de diferentes posturas corporais, como sentar-se em diferentes inclinações, deitar-se em diferentes posições, ficar em pé apoiado na planta dos pés com ou sem ajuda;

- Ampliação progressiva da destreza para deslocar-se no espaço por meio da possibilidade constante de arrastar-se, engatinhar, rolar, andar, correr e saltar;

- Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento, através da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas;

- Percepção do próprio corpo, a consciência corporal, a nomeação e identificação das partes do corpo, o esquema e imagem corporal;

- Percepção espacial do corpo e objetos, do corpo e outras pessoas, do corpo e outros seres vivos, de objeto e objetos;

- Conhecimento de conceitos como: atrás, à frente, em cima, embaixo, lados, dentro, fora, perto, meio;

- Percepção temporal explorando noções de duração; sucessão, velocidade e de tempo;

- Lateralidade através de diversas situações propiciar a percepção das diferentes direções;

- Equilíbrio estático (dois pés, um pé, sobre objetos) e dinâmico (sem obstáculos, com obstáculos);

- Coordenação motora ampla (tônus muscular, percepção cinestésica, translação, rotação, coordenação viso-motora);

- Coordenação motora fina (coordenação viso-manual, coordenação digito-manual: preensão palmar simples, preensão palmar pinça inferior, preensão palmar pinça superior);

- Relaxamento global e segmentado (mãos, braços, pés, cabeça, pescoço, tronco);

- Ritmo na experiência corporal (respiração, batimentos cardíacos, deglutição), na movimentação (rápido, devagar, curto, longo, cadenciamento), na musicalização (noção de tempos rítmicos como duração, sucessão, alternância);

- Percepção visual ( figura-fundo, formas, tamanho, cores e posições);

- Percepção olfativa (diferenciação e discriminação de odores);

- Percepção gustativa ( diferenciação e experimentação de sabores);

- Percepção auditiva de diversas experiências sonoras(ruídos do próprio corpo e de objetos, instrumentos, do ambiente);

- Percepção termo-tátil através experiências sensoriais( com o corpo, mãos, dedos, pés, língua) diferenciação de texturas(áspero, liso, macio, duro), diferenciação de temperatura (quente, frio, morno, gelado), diferenciação de tamanho, diferenciação de forma e diferenciação de massa;

- Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais;

- Valorizar brincadeiras que envolvam simultaneamente o canto e o movimento;

- Percepção das sensações, limites, potencialidades do próprio corpo.


Artes

- Exploração e manipulação de diversos materiais e texturas como: lápis, giz, pincéis, carimbo, tinta, argila, papel, papelão, jornal, caixas, madeira, lixas etc;

- Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais com diversas partes do corpo, visando a produção de marcas gráficas;

- Explorar as diferentes formas de contato com os materiais e suportes de artes e os cuidados necessários com o corpo e o manuseio dos materiais;

- Observação e identificação de imagens e produções artísticas diversas;

- Conhecimento da diversidade de produções artísticas, como desenho, pinturas, construções, colagens, ilustrações, etc;

- Apreciação das próprias produções artísticas, das outras crianças através da observação e exposição;

- Favorecer o uso de diferentes materiais pelas crianças, individualmente e em grupo, fazendo com que estes sejam percebidos em sua diversidade, manipulados e transformados;

- Incentivar a valorização da ação artística e o respeito a diversidade de criações.



Música

- Participação em jogos e brincadeiras que envolvam a dança e/ou a improvisação musical;

- Participação em situações que integrem músicas, canções, jogos cantados, rítmicos e movimentos corporais;

- Escuta de obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas;

- Exploração, expressão e produção dos sons com a voz, o corpo, o entorno e diversos materiais e instrumentos;

- Interpretação de músicas e canções diversas;

- Repertório de canções para desenvolver a memória auditiva e musical;

- Participação em contextos musicais em diferentes características geradas pelo silêncio e pelos sons: altura (grave e agudo), duração (curtos e largos), intensidade (fracos e fortes) e timbre (característica que distingue e personaliza cada som);

- Valorização da ação artística e o respeito pela diversidade;

- Favorecer o uso de diferentes materiais pelas crianças, fazendo com que estes sejam percebidos em sua diversidade, manipulados e transformados.



Linguagem Oral e Escrita

- Observação e manuseio de materiais impressos como livros, revistas, histórias, etc;

- Oportunizar situações e momentos que favoreçam o uso da linguagem oral para conversar, comunicar, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos;

- Criar momentos e espaços para favorecer e aperfeiçoar o jogo simbólico, mímicas e novas formas de interação com a linguagem;

- Proporcionar momentos que favoreçam a fluência, expressão, articulação vocalização de vogais, monossílabos, dissílabos e a representação sonora onomatopéica;

- Participação nas situações em que os adultos lêem textos de diferentes gêneros como contos, histórias, poemas, notícias de jornal, informativos, versos, quadrinhas parlendas, trava-línguas, etc

- Oportunizar momentos de grafismos como expressão de idéias e sentimentos;

- Participação em situações que as crianças leiam imagens, gravuras, rótulos de

embalagens e símbolos.



Matemática

- Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e espaço em jogos, brincadeiras, música nas e situações nas quais os professores e crianças reconheçam sua necessidade;

- Manipulação e exploração de objetos e brinquedos, em situações organizadas de forma a existirem quantidades individuais para que cada criança possa descobrir as características e propriedades principais e suas possibilidades associativas empilhar, rolar, transvasar e encaixar;

- Propiciar brincadeiras e cantigas que incluem diferentes formas de contagem, comparação e associação;

- Possibilitar a manipulação e o contato com as formas geométricas planas de diferentes texturas;

- Utilização de noções simples de tamanho, capacidade, formas, classificação, seqüência, seriação; igualdade e diferença, inclusão de classes;

- Possibilitar atividades, brincadeiras que explorem de forma simples a correspondência termo a termo, a igualdade e diferença;

- Possibilitar momentos para a verbalização, ações e tentativas de resolução das situações problemas na rotina diária pelas crianças;

- Identificação da posição de um objeto ou um número numa série, explicitando a noção de sucessor e antecessor;

- Utilização de brincadeiras e jogos; cantigas que incluem diferentes formas de contagem como "um, dois, feijão com arroz", "a galinha do vizinho", "1, 2, 3 indiozinhos", etc



Natureza e Sociedade

- Prioritariamente, os conteúdos serão trabalhados em forma de pequenos projetos, levando em consideração a relevância social e vínculo com as práticas sociais significativas, o grau de significado para as crianças e a possibilidade de ampliação de repertório de conhecimentos a respeito do mundo social e natural;

- Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos;

- Exploração de diferentes objetos, de suas propriedades e de relações simples de causa e efeito;

- Proporcionar o contato com pequenos animais e plantas;

- Conhecimento do próprio corpo por meio do uso da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas.


Formação Pessoal e Social

- Encorajar e desafiar a criança a autonomia (banheiro, escolha de alimentos, lavar as mãos, expressar suas necessidades);

- Participação na realização de pequenas tarefas do cotidiano que envolvam ações de cooperação, solidariedade e ajuda na relação com o outro;

- Observar a necessidade de atendimento permanente individualizado, prestando atenção às reações de cada criança e do grupo;

- Oportunizar a formação de grupos através da relação afetiva professor x criança;

- Formar vínculo de afeto e confiança mútua entre adulto e criança;

- Comunicação, expressão, manifestação e controle progressivo de suas necessidades, desejos, desagrados, preferências, vontades e sentimentos em brincadeiras e nas situações cotidianas;

- Reconhecimento progressivo do próprio corpo e das diferentes sensações e ritmos que produz;

- Identificação progressiva de algumas singularidades próprias e das pessoas com as quais convive no seu cotidiano em situações de interação;

- Iniciativa para pedir ajuda nas situações em que isso se fizer necessário e para resolver pequenos problemas do cotidiano;

- Realização de pequenas ações cotidianas ao seu alcance para que adquira maior independência;

- Interesse pelas brincadeiras e pela exploração de diferentes brinquedos;

- Participação em brincadeiras de “esconder e achar” e em brincadeiras de imitação;

- Participação em situações de brincadeiras nas quais as crianças escolham os brinquedos, parceiros, os objetos, os temas, o espaço e as personagens;

- Valorização do diálogo como forma a lidar com o conflito;

- Desenvolver hábitos iniciais de higiene e alimentação;

- Conhecimento, respeito e utilização de algumas regras elementares de convívio social.

- Valorização dos cuidados como os materiais de uso individual e coletivo;

- Favorecer o entendimento da necessidade de se fazer algumas "negociações", através do plano de ação que a fará perceber o outro;

- Expressão e manifestação de desconforto relativo à presença de urina e fezes nas fraldas;

- Interesse em desprender-se das fraldas e utilizar o penico e o vaso sanitário;

- Interesse em experimentar novos alimentos e comer sem ajuda;

- Favorecer o entendimento de situações de risco no seu ambiente mais próximo.




Educação Física

- Exploração de diferentes posturas corporais, como sentar-se em diferentes inclinações, deitar-se em diferentes posições, ficar em pé apoiado na planta dos pés com ou sem ajuda;

- Ampliação progressiva da destreza para deslocar-se no espaço por meio da possibilidade constante de arrastar-se, engatinhar, rolar, andar, correr e saltar;

- Percepção do próprio corpo, a consciência corporal, a nomeação e identificação das partes do corpo, o esquema e imagem corporal;

- Percepção espacial do corpo e objetos, do corpo e outras pessoas, do corpo e outros seres vivos, de objeto e objetos;

- Conhecimento de conceitos como: atrás, à frente, em cima, embaixo, lados, dentro, fora, perto, meio;

- Percepção temporal explorando noções de duração; sucessão, velocidade e de tempo;

- Lateralidade através de diversas situações propiciar a percepção das diferentes direções;

- Equilíbrio estático (dois pés, um pé, sobre objetos) e dinâmico (sem obstáculos, com obstáculos);

- Coordenação motora ampla (tônus muscular, percepção cinestésica, translação, rotação, coordenação viso-motora);

- Coordenação motora fina (coordenação viso-manual, coordenação digito-manual: preensão palmar simples, preensão palmar pinça inferior, preensão palmar pinça superior);

- Relaxamento global e segmentado (mãos, braços, pés, cabeça, pescoço, tronco);

- Ritmo na experiência corporal (respiração, batimentos cardíacos, deglutição), na movimentação (rápido, devagar, curto, longo, cadenciamento), na musicalização (noção de tempos rítmicos como duração, sucessão, alternância);

- Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais;

- Valorizar brincadeiras que envolvam simultaneamente o canto e o movimento;

- Percepção das sensações, limites, potencialidades do próprio corpo.



Avaliação

A avaliação possibilita ao professor definir critérios para planejar atividades e criar situações que gerem avanços na aprendizagem, dentro do previsto nos projetos. Portanto, se constitui como instrumento voltado para reorientar a prática educativa, devendo ser sistemática e contínua até o término do projeto. A avaliação permanente do professor que busca compreender as reações da criança diante das atividades e desafios que lhe são propostos ao longo do semestre, possibilita a análise do que foi proposto e do que ainda se deve propor; e identificar as necessidades do grupo para a intensificação de alguns conteúdos significativos.

A avaliação também tem como objetivos informar aos pais o desempenho escolar dos filhos, prevenir distúrbios da aprendizagem e arrolar dados informativos para especialistas.

No final de cada semestre é realizado um relatório escrito baseado nas observações das características próprias de cada criança em seus aspectos: social, emocional, psicomotor, cognitivo na sua participação nas atividades que abrangeram as diferentes áreas do conhecimento e diversas linguagens (corporal, oral, escrita, artística, matemática, plástica e musical e no Programa de estimulação: conjunto de atividades realizadas com a criança menores de 1(um) ano e 4(quatro) meses.

Esse programa é avaliado mensalmente a fim de intensificar o trabalho ou avançá-lo a partir da observação permanente do professor que busca compreender as reações da criança diante das atividades e desafios que lhe são propostos ao longo do semestre.

O relatório fica anexado juntamente com a ficha de identificação do aluno nos arquivos da escola e repassado de forma oral, no final de cada semestre para os pais, com a solicitação de encaminhamentos quando necessário. Ao final de cada ano letivo o professor através de sua observação, encaminha à família um parecer descritivo sobre o desenvolvimento do aluno no grupo e registra no sistema virtual do portal Bom

Jesus/Ielusc.

Referência Bibliográfica

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação

Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - Volume 1,

2 e 3. Brasília: MEC/SEF, 1998.


Comentários

  1. Olá!
    Faço parte das Blogueiras Unidas.Esse grupo maravilhoso,que tem estreitado os laços de amizade entre as leitoras e blogueira.Vim visitar seu cantinho.Ele é tudo de bom.Já te sigo.Se quiser será um prazer em receber você no meu espaço de amizade....bjim no coração
    Cris Vaccari
    http://criseducando.blogspot.com/

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    1. Obrigada Cris!
      Já estou indo conhecer o seu cantinho.
      Seja bem vinda e volte sempre.
      Beijos

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  2. Olá, tudo bem ? Sou educadora, e muitooooo apaixonada pela modalidade BERÇÁRIO ! Amei suas sugestões, idéias, comentáros, enfim..... TUDO !!!! Será que é possível receber novidades de vcs sempre ?! DEUS os cubram de bênçãos, e fortaleça esse dom fascinante e gratificante que DEUS nos concede em poder fazer parte um pouquinho que seja da história desses tesouros ! Bjks ! andreiacrf@ig.com.br

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    1. Tudo bem Andreia. Que bom que gostou. Para receber as novidades do Blog ali na barra lateral do Blog logo abaixo de leitores, tem uma caixinha para digitar o Seu E-mail, basta digitar e clicar em Submit assim, você estará cadastrada e receberá as novidades no seu E-mail.
      Grande abraço e desculpe-me em ter demorado para responder.
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