Plano de aula Berçário #2


1. Acolhida e músicas: Boa tarde coleguinha, dias da semana, chamadinha (músicas que falem o nome das crianças. Ex: “Se Eu Fosse um Peixinho”, “A Canoa Virou”, “Ciranda, Cirandinha” e “Fui ao Itororó”), Se você está contente, o sapo não lava o pé, Fui morar numa casinha.
2. Exploração dos objetos e brincadeiras: Permitir que as crianças brinquem livremente pela sala de estimulação, escolhendo seus brinquedos. Nesse momento a professora deve interagir com as crianças e estimular a brincadeira e o faz de conta. Enquanto brincam as crianças também podem ouvir músicas em volume baixo. (Atividade Fixa)
3. Atividade: Chuvinha de papel: Sente-se com a turma no chão, em torno de uma pilha de revistas e jornais velhos. Deixe que todos manipulem e rasguem as páginas livremente. Junte os papéis picados num monte e jogue tudo para o alto. Vai ser uma festa! Depois, o papel picado pode ser aproveitado em colagens ou modelagem de bonecos.
4. Cantinho da leitura: Deixar os livros ao alcance das crianças para que elas escolham o que querem ler. Nessa idade as crianças levam os objetos à boca por isso, os livros devem ser apropriados. (Atividade fixa)
5. Lanche
6. Recreio: Brincadeira livre (área externa)
7. Desafios corporais: Fazer uma roda e utilizar cantigas de roda para a brincadeira
8. Quando voltar para sala, permita que as crianças tenham um momento de relaxamento e conte-lhes a história do dia.
9. Atividade: Conversando com o fantoche: Sente-se com as crianças no chão e faça os bonecos “conversarem” com cada uma. Você pode fazer perguntas como: “Como se chama?”, “Quantos anos você tem?”, “O que fez na escola hoje?” etc.

Comentários

  1. Olá Aninha,
    Sou professora de educação infantil há 9 anos e estou entrando nesse ano no berçário. Seu blog vai me ajudar muito. Parabéns pelo belo trabalho em compartilhar sua experiência .
    Abraço.

    Shirley

    ResponderExcluir
  2. Adorei a sugestão de rotina, pois estou começando em uma escola q atende esse público e que a diretora/dona nem se deu ao trabalho de me dá a rotina com os horários das atividades q a escola proporciona aos bebês... Vai ser muito útil se conseguir ficar trabalhando lá. Torçam por mim!!! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Estou numa situação delicada..comecei numa escola que tem maternal e jardim 1 juntos,porém a diretora não me passou os conteúdos a serem trabalhados com o maternal apenas o jardim 1.meus alunos do maternal são de 2 e 3 anos.Obrigado pelas dicas!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Dicas, sugestões, perguntas serão bem vindas. Responderei seu recadinho aqui mesmo.
Se desejar uma resposta por E-mail envie o comentário para fliver5@gmail.com
Lembre-se que você é muito especial para Deus.
Beijos