Meio Ambiente - Projeto Pedagógico


(PRESERVAÇÃO, ÁGUA, PLANTAS, ANIMAIS, COLETA SELETIVA  E RECICLAGEM)


Duração: 2 meses


Justificativa

Diante dos desafios do século presente, o seguinte projeto tem por objetivo reconhecer os problemas que desafiam o homem para a preservação do meio ambiente bem como seus componentes tais como ar, solo, água, plantas, animais.

O seguinte projeto será apresentado em cinco partes sendo assim:

PARTE I: Preservando a natureza
PARTE II: A água e sua importância
PARTE III: As plantas
PARTE IV: Os animais
PARTE V: O lixo: coleta seletiva e reciclagem

OBJETIVO GERAL
·        Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse;

 PARTE I: Preservando a natureza.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
 ·        Reconhecer a ação do homem na transformação do meio ambiente;
·        Incentivar o respeito à natureza.

Sugestões de Atividades
 ·        A primeira parte consiste num trabalho bem informativo com muito bate papo e análise a respeito dos conhecimentos prévios dos alunos ao que diz respeito a natureza e seus componentes, apresentação do conceito de meio ambiente com leitura de imagens, assistindo filmes e músicas.

  
PARTE II: A água e sua importância


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·        Reconhecer a importância da água;
·        Sensibilizar a respeito do desperdício.


Sugestões de atividades
·        Leitura de textos, histórias, parlendas, adivinhas que falem sobre o assunto;
·        Produção coletiva de pequenos textos;
·        Atividades com alfabeto móvel;
·        Entrevista com um profissional da rede de tratamento de água;
·        Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado;
·        Situações-problema envolvendo a água;
·        Jogo com dado/trilha;
·        Observação do ciclo da água;
·        Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas;
·        Experiências diversas com a água nos estados: sólido/líquido/gasoso;
·        Vídeos que abordam o tema;
·        Pesquisa de figuras que mostrem as diferenças entre a água limpa e a água poluída;
·        Desenho livre e de observação;
·        Recorte e colagem;
·        Dobraduras;
·        Releitura de obras de arte;
·        Modelagem com areia e argila;
·        Técnicas de pintura;
·        Músicas e cantigas relacionadas ao tema;
·        Ginástica historiada.



PARTE III: As plantas

OBJETIVOS
 ·        Conhecer as características e o processo de desenvolvimento das plantas.

Sugestões de atividades
      ·        Mostrar para as crianças gravuras de diferentes tipos de flores, pedir também para trazer gravuras de casa e utilizá-las;
·        Indagar as crianças, problematizando o conteúdo quem sabe como a flor surge? Por que ela é tão importante? Como se desenvolvem outras flores?
·        Solicitar às crianças que representem em desenhos a flor e como a imaginam;
·        Cantar músicas sobre flores;
·        Leitura do texto As flores.
·        Propor o mesmo trabalho com folhas
·        Realizar observação no pátio do colégio e colher diversos tipos de folhas;
·        Comparar o tamanho, a forma, a textura, finas, grossas, as cores;
·     Contar quantas folhas foram colhidas; Quantas menores, quantas maiores, quantas do mesmo formato;
·        Colocar uma folha colhida em baixo de uma folha sulfit e passar o giz de cera ou lápis preto ou de cor em cima do papel e observar o efeito produzido;
·        Picar algumas folhas, colocar em um vidro e cobrir com álcool, após duas horas observar e questionar as crianças sobre o que aconteceu. Por que as folhas ficaram esbranquiçadas?
•Explicar: Porque as folhas são verdes, que o que da cor verde as folhas.
·        Experiência do pé de feijão.

PARTE IV: Os animais

OBJETIVOS
      ·  Comparar os tipos de animais através da observação;
·    Refletir sobre as características individuais de cada animal e risco de extinção;
· Identificar as características específicas de cada grupo de animais
        

Sugestões de atividades
·  Organizar as crianças em roda. Pedir para cada criança trazer de casa figuras dos animais para confeccionar um mural.
·        Procurar em revistas a primeira letra do nome de alguns animais;
·        Cruzadinha faltando vogais;
·        O que é o que é dos animais;
·        Ilustração;
·        Confeccionar uma cobra com sucata;
·        Identificar os nomes dos animais estudados;
·        Documentários;
·        Fotos;
·        Passeio ao zoológico.


PARTE V: O lixo: coleta seletiva e reciclagem

OBJETIVOS
      ·        Conhecimento das características do lixo orgânico e reciclável;
·        Compreensão da importância da reciclagem para a melhoria da qualidade de vida da população;

Sugestões de atividades
      ·        Pesquisas em diferentes fontes (jornais, revistas, boletins).
·        Confecção de cartazes;
·        Estabelecimento de relações entre os materiais que utilizamos no dia-a-dia e seu reaproveitamento final;
·        Criar brinquedos reaproveitando as garrafas pet’s.












Comentários

  1. Olá querida Flavinha! Passando para fazer uma visitinha! Estou com saudades, quando tempo! Aproveito para lhe oferecer o selinho de aniversário do meu Bloguinho! Quando tiver um tempinho, passa lá para pegar, ficarei muito feliz! Bjs no coração! Fique com Deus! Márcia Valéria.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Passando para ver as novidades.
    Muito tempo sumida aproveitando para visitar as amigas.
    BJS!

    ResponderExcluir
  3. AMEI ESSAS ATIVIDADES. PARABÉNS!
    ABRAÇOS

    www.poetizarpoetizar.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Dicas, sugestões, perguntas serão bem vindas. Responderei seu recadinho aqui mesmo.
Se desejar uma resposta por E-mail envie o comentário para fliver5@gmail.com
Lembre-se que você é muito especial para Deus.
Beijos