1º de Maio: Dia do trabalhador- Projeto Pedagógico



Dia do Trabalhador – a origem do conhecido Dia 1° de Maio é devido a uma histórica mobilização de trabalhadores ocorrida em Chicago no século XIX.
No Brasil o Dia do Trabalhador é assumido como “Dia do Trabalho” por muitas pessoas, mas é uma denominação errada assim como as piadinhas do assunto.
“Trabalhadores do Brasil” assim Getúlio Vargas começava normalmente seus discursos.
É difícil de se imaginar, mas até a presidência de Getúlio Vargas o trabalhador não tinha direito a férias, aposentadoria e a quantidade de horas trabalhadas era imposta pelo patrão. Não existia também a Carteira de Trabalho.
A Data definitiva do Trabalhador é o 1° de Maio de 1943, quando a CLT foi assinada em São Januário, pois o estádio do Vasco era o maior do Brasil na época e onde Getúlio Vargas promovia eventos que teriam inicialmente caráter cívico.
E qualquer outra dúvida se o nome correto e Dia do Trabalhador ou Dia do Trabalho, basta usar a analogia das profissões. O certo é Dia do Professor e não dia da Escola, Dia do Comerciário e não Dia do Comércio, Dia do Médico e não Dia da Medicina, etc.


No Blog da Alessandra Miotro http://alessandramiotto.blogspot.com.br encontrei esses lindos dedoches das profissões


Moldes




Desenhos para colorir





Comentários

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Dicas, sugestões, perguntas serão bem vindas. Responderei seu recadinho aqui mesmo.
Se desejar uma resposta por E-mail envie o comentário para fliver5@gmail.com
Lembre-se que você é muito especial para Deus.
Beijos