Sugestões de atividades para o Berçário 2 (Crianças de 1 ano)



  • Imagem da Revista Crescer
  • Manusear livros de histórias (pano ou de plástico);
  • Manusear revista e revistas infantis;
  • Histórias à vista das gravuras do livro (histórias pequenas);
  • Histórias contadas pelo educador com o apoio de fantoches;
  • Fazer o reconto das histórias lidas (professor);
  • Apresentar papéis de diferentes texturas para a criança amassar, rasgar, embolar;
  • Colocar nome no escaninho pessoal, o nome do aluno e mostrar-lhe;
  • Oferecer canetas, lápis colorido, giz de cera e deixa-la rabiscar livremente;
  • Cantar ou recitar parlendas, poesias, músicas ou quadras, dando estímulos para que a criança antecipe ações. EX.: parabéns pra você. Espera-se que a criança bata palmas logo que comece a canção;
  • Solicitar à criança que antecipe gestos e ações às atividades de rotina do dia. EX.: Apanhar a lancheira na hora da merenda;
  • Ajudar o aluno a identificar objetos e figuras de pessoas conhecidas;
  • Trabalhar diariamente os combinados com o apoio dos fantoches;
  • Registrar a rotina no quadro;
  • Oferecer encartes ou cartão com rótulos de produtos diversos para que a criança identifique;
  • Brincar de empilhar caixas vazias de embalagens diversas;
  • Recitar parlendas, quadras ou poemas nos deslocamentos feitos na escola;
  • Imitar sons e gestos sugeridos por um modelo;
  • Soltar objetos dentro de uma caixa;
  • Soltar e pegar no ar sem deixar cair pena, algodão, papel picado;
  • Empurrar caixas de vários tamanhos com os pés;
  • Enfileirar blocos, embalagens, caixas, etc;
  • Saltar pequenos obstáculos;
  • Bater bola no chão e agarrar em seguida;
  • Encaixar blocos em orifícios diversos;
  • Solicitar a criança em diferentes situações que atenda a ordens simples como pegar um brinquedo, ninar a boneca, pega o lápis, etc;
  • Contar e ler histórias diariamente (pode repetir a história);
  • Estimular à criança a lembrar atividades não rotineiras. EX.: após um passeio ou um filme assistido que nomeie as coisas que viu;
  • Rasgar folhas de revistas e tentar unir os pedaços reconstruindo as figuras;
  • Brincar de esconder objetos à vista da criança, solicitando em seguida que ela encontre;
  • Brincar de dar passos grandes e pequenos, para que ela adquira as noções de dimensão espacial em relação ao próprio corpo;
  • Oferecer cubos diversos para fazer “torres e fileiras”;
  • Colocar as crianças em frente ao espelho, pedindo que mostre algumas partes de seu corpo;
  • Fazê-la sentir necessidade de pedir o que deseja, dizendo o nome não apenas apontando;
  • Pedir que diga seu próprio nome ou apelido;
  • Oferecer jogos de encaixe diversos e deixá-la brincar livremente;
  • Brincar com a criança de jogos de encaixar, montar, desmontar, derrubar, etc;
  • Fornecer a variedade de materiais que estimulem os diferentes sentidos (visão audição, tato, etc.) permitindo intensa manipulação;
  • Oferecer lápis de diferentes tipos de papel para que rabisque, não levando em conta seu tipo de expressão;
  • Valorizá-las nas suas recém adquiridas habilidades;
  • Assistir programas ou desenhos infantis selecionados na televisão;
  • Incentivar o aluno a desenvolver hábitos de higiene. EX.: lavar e secas as mãos antes de se alimentar, escovar dentes, etc.;
  • Brincar de entrar em caixas de papelão;
  • Apresentar a ficha ou crachá com nome próprio e nomeá-lo para a criança;
  • Levar a criança a imitar a voz dos personagens das histórias trabalhadas;
  • Levar a criança a identificar figuras e objetos familiares e pessoas, inclusive a si mesma;
  • Incentivar a criança a destampar caixas diversas, para procurar o que tem dentro.

                    MATERIAIS QUE PODEM SER USADOS

  • Jogos de borracha ou plástico desmontáveis;
  • Brinquedos representativos de sua realidade (carrinhos, panelinhas, bonecas, bichinhos, etc.);
  • Blocos diversos para montar;
  • Cubos de diversos tamanhos;
  • Lápis de cera, giz, pincéis, tintas, lápis de cor, etc;
  • Espelho grande na parede;
  • Brinquedos sonoros;
  • Caixas com orifícios;
  • Embalagens diversas, vazias;
  • Fantoches;
  • Bolas, bonecas, brinquedos para brincar de casinha;
  • Caixas de papelão de vários tamanhos;
  • Regador, brinquedos de puxar;
  • Copos de plástico e potes de iogurte;
  • Fichas com o nome dos alunos;
  • Argolas coloridas;
  • Potes, garrafas, latas fechadas, contendo dentro materiais diversos (areia, arroz, feijão, milho, etc.);
  • Brinquedos coloridos e sonoros;
  • Instrumentos musicais;
  • Painéis com vários estímulos para exploração;
  • Papeis coloridos de texturas variadas;
  • Revistas e revistas infantis;
  • Massa plástica, lixas, etc.

Comentários

  1. Parabéns...ótimas sugestões....obrigada

    ResponderExcluir
  2. Parabéns sugestões bem legais para o dia a dia... Em sala de aula...

    ResponderExcluir
  3. Para mim tudo que vi aqui é novidade pois estou iniciando um trabalho novo este ano de 2013. Vou exercer a função de Coordenadora Pedagógica de Creche e terei junto comigo professoras do Maternal 1 e 2. Apesar de exercer a função de Alfabetizadora( há mais de 20 anos, só com turmas de 7 anos) já atuo na Educação há 27 anos sei que precisarei muito de ajuda e espero contar com o que vocês publicarem aqui. No primeiro momento estou vendo que tudo o que aqui está é ótimo e já vou agradecendo por tudo.

    ResponderExcluir
  4. Adorei as sugestões, que são validas até para as mamães estimularem em casa suas crianças.

    ResponderExcluir
  5. Amei as sugestões...as crianças merecem atividades com conteúdo e ludicidade..abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Dicas, sugestões, perguntas serão bem vindas. Responderei seu recadinho aqui mesmo.
Se desejar uma resposta por E-mail envie o comentário para fliver5@gmail.com
Lembre-se que você é muito especial para Deus.
Beijos