O bebê de 11 meses

Delicinha da tia

Características de um bebê de 11 meses

·         Engatinhando, já consegue até subir escadas;
·         Passa a maior parte do tempo em pé. Ela está ansiosa para andar e quer levantar quando está no cadeirão, na banheira, no meio do quarto;
·         Se segurarmos eles pelas mãos, conseguem dar alguns passinhos.
·         Alguns mais apressadinhos já dão os primeiros passinhos;
·         O bebê age intencionalmente, usando o raciocínio. Se seu brinquedo está escondido embaixo da coberta, ele levanta a coberta para pegá-lo;
·         Sua visão e percepção estão apuradas. Se passar uma borboleta ou passarinho por perto, ele olha o bichinho se movimentar. Quando vê um livro colorido, analisa com interesse as figuras, e olha atentamente para desenhos animados na televisão;
·         Quanto ao desenvolvimento da fala, consegue falar cerca de 5 palavras. Sua pronuncia ainda é bastante enrolada e muitas vezes só a mamãe mesmo para conseguir decifrar. Um fato engraçado é que eles repetem a mesma palavra dezenas de vezes seguidas: dá, dá, dá, dá, dá. O pequeno já entende que o som que pronunciam tem um significado. Quando diz “mamã” sabem que está pedindo carinho, comida, colo da mãe;
·         Consegue segurar sozinho a mamadeira e suas brincadeiras são mais coerentes. Não pega apenas o brinquedo para bater com ele no chão. Agora, ele já sabe como usá-lo: empurra o carrinho para frente e para trás, gira a direção, empilha os cubos.

Sugestões de estimulação

·         Os brinquedos coloridos e leves, de várias texturas, estimulam os sentidos da visão, da audição e do tato. Deixe a criança experimentar bonecas de tecido e bichos de pelúcia feitos de materiais atóxicos, que são gostosos de tocar e abraçar;
·         Utilizar livros com ilustrações de objetos familiares como cachorrinhos, bolas, colheres;
·         Quando a criança engatinha ou anda, os brinquedos mais estimulantes e divertidos são os de empurrar e puxar, como um pequeno caminhão, e os brinquedos com peças grandes de montar e desmontar;
·         Brinque com a criança de colocar e tirar objetos de uma caixa e veja como ele participa e se diverte;
·         Esse é o momento de estimular a fala. Toque cantigas de roda e cante para ela.
    - Enquanto troca a fralda ou dá banho no bebê:
  • Siga as orientações dos meses anteriores;
  • Enquanto você leva o bebê para trocar a fralda, anuncie com voz alegre: “Está na hora de trocar a fralda do bebê”. Ao combinar uma nova palavra com a ação, quando for pronunciada sem ser apresentada, terá um significado para ele;
  • Procure a cooperação da criança na hora de vesti-la. Fale com ela enquanto o faz: “levante as pernas”, “sente”, “ponha a mão aqui”, “levante os pés”, etc.
    - Quando alimenta o bebê:
  • A criança deve começar a comer sozinha com a colher. Deixe que vá aprendendo, aproveitando quando lhe der alimentos mais pastosos, purê ou mingau, por exemplo;
  • Peça à criança que lhe dê os objetos que está usando: “me dá a colher”, “me dá o copo”, “me dá a xícara”. Quando lhe der a ordem, mostre o que quer que ela faça;
  • Lembre-se de nomear os alimentos que você lhe serve, procure fazer isto em cada refeição, assim logo ela aprenderá os nomes dos alimentos.
    - Entre as horas de alimentação:
  • Repita as atividades descritas no 9o e 10o meses;
  • Dê-lhe uma bola média para brincar;
  • Embrulhe alguns objetos em papel para que ela os desembrulhe;
  • Faça com que a criança acompanhe o ritmo de uma música do rádio ou que você esteja cantando, batendo palmas ou improvise um tambor com uma colher de pau e uma lata ou panela;
  • Não deixe o bebê muito tempo na cama, no cercado ou no carrinho, pois ele precisa exercitar-se para andar;
  • Faça todo o possível para que a criança dê um passeio no ambiente externo, para que possa sentir o vento, ver as árvores, os passarinhos, etc.;
  • Dê ao bebê folhas de papéis variadas para que ele possa explorar. Evite usar jornal ou papel de seda colorido, pois tendem a soltar tinta. Ele irá examinar os papéis, agitando-os, dando tapinhas e amassando-os, deliciando-se com o ruído produzido e com a sensação que os mesmos oferecem. Vigie para que ele não engula pedaços de papel;
  • Cante com ele repetidas vezes, incluindo, quando possível, o nome dele na letra das canções infantis de que ele mais gosta. Os bebês gostam de ouvir rimas e palavras simples e procurarão acompanhar juntos a canção;
  • O bebê de um ano se envolve numa intensa atividade que combina com seu crescimento físico: ficar em pé, andar, arrastar, rolar, etc. Ele tem uma enorme energia e disposição que muitas vezes resultam em resistência a ir para a cama. Pegue-o no colo por alguns minutos e cante uma música calma, aconchegando-o. Lembre-se que não se deve excitar muito a criança nas horas que antecedem ao seu sono.
Referência: http://www.desenvolvimentodobebe.com.br

Comentários

  1. Todas essas fases são maravilhosas!!!
    Passando p uma visitinha e deixando um carinho! Te espero tbm no meu cantinho, bjs!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Dicas, sugestões, perguntas serão bem vindas. Responderei seu recadinho aqui mesmo.
Se desejar uma resposta por E-mail envie o comentário para fliver5@gmail.com
Lembre-se que você é muito especial para Deus.
Beijos