Sobre a Iniciação à Matemática e aos Números.


  1. Através das diversas atividades do Jardim, tais como jogos, brinquedos, modelagem, manuseio de pauzinhos, caixas, etc., a criança vai adquirir conhecimentos matemáticos.
  2. Dessa iniciação dependerá muito seu interesse pela Matemática no decorrer de sua vida.
  3. A Professora deve dar à criança oportunidade para observar tudo que a rodeia, contando, comparando, medindo, etc.
  4. Deve a Professora aproveitar as situações reais, para a iniciação matemática.
  5. A criança na idade pré-escolar é dotada de excelente memória .
  6. É conveniente ensinar pequenas quadrinhas e canções envolvendo assuntos matemáticos.
  7. A Professora, para dar conhecimentos numéricos, poderá dar exercícios como contar as rodas do automóvel, da carroça, as pernas da galinha, as patas do cavalo, etc.
  8. Deve a Professora relacionar os números com coisas conhecidas da criança, a fim de auxiliar a formação de idéia geral.
  9. No Jardim de Infância a Professora deve limitar seus ensinamentos à primeira dezena e em pequenos grupos de crianças.
  10. Brincar com pequenos recipientes plásticos com líquidos dentro, ajuda a compreenderem o que vem a ser volume.
  11. A medida do tempo e do espaço não deve ser esquecida.
  12. Para esses ensinamentos deve ser levada em conta a capacidade da criança.

Comentários