Planejamento de Matemática para o Maternal

Matemática no Maternal – Fase 1


OBJETIVO

CONTEÚDO

ESTRATÉGIA

AVALIAÇÃO
1.      Introduzir o raciocínio lógico, através de suas estruturas.
2.      Desenvolver a lateralidade através de estímulos, motivações e atividades de coordenação.
3.      Desenvolver a capacidade de situar cronologicamente os fatos para organizar seu tempo e suas ações, orientando-se também no espaço.
4.      Desenvolver coordenação motora através de atividades lúdicas, concretas, pedagógicas e visomanuais.
5.      Reconhecer e discriminar estímulos visuais, interpretando-os e associando-os.
6.      Reproduzir seqüências e seriações, ex: ordenar objetos do mais alto para o mais baixo.
7.      Reconhecer e discriminar numerais. Desenvolver contagem de 1 até 10.
1.      Estruturas lógicas: discriminação – comparação – identificação – cor – forma – tamanho – conjuntos – quantidade.
2.      Conceito de lateralidade.
3.      Orientação Temporal Espacial: antes/depois, atrás/na frente/no meio/entre, aberto/fechado, na frente/de costas, em cima/embaixo, em pé/deitado/sentado, longe/perto, direita/esquerda.
4.      Coordenação Motora.
5.      discriminação audiovisual.
6.      Seqüência e seriação.
Numeração:
• Números de 1 à 5
• Contagem de 1 à 10
1.      Utilização de materiais pedagógicos, sucatas, figuras, livros, jogos, brincadeiras, ...
2.      Brincadeiras lúdicas, materiais pedagógicos, atividades audiovisuais.
3.      Através do uso de materiais concretos, materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras, registro de atividades.
4.      Jogos, brincadeiras, músicas, atividades lúdicas, materiais pedagógicos, registro de atividades.
5.      Recursos Audiovisuais: rádio, CD, TV, vídeo, músicas, histórias, cartazes, fichas.
6.      Cartazes, fichas, jogos, brincadeiras, materiais pedagógicos, atividades lúdicas e de registro.
7.      Materiais pedagógicos e concretos, jogos, brincadeiras, cartazes, fichas, desenhos, etc.
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança, no desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse assimilação e aprendizagem.
O instrumento de avaliação será uma ficha de avaliação, que entregaremos aos pais durante as Reuniões.




Matemática no Maternal – Fase 2


OBJETIVO

CONTEÚDO

ESTRATÉGIA

AVALIAÇÃO
1.      Iniciar a aprendizagem de conceitos de longe, perto, dentro, fora, em cima, em baixo, atrás, na frente, ao lado, dentro, fora, cheio, vazio, etc.
2.      Discriminar na criança o sentido de ontem hoje e amanhã.
3.      Estimular o uso do raciocínio da criança.
4.      Classificação e nomeação de objetos pelas cores primárias (azul, amarelo e vermelho), formas (círculo, triângulo e Quadrado), tamanho (grande e pequeno) e quantidade (1 a 9).
5.      Nomear e identificar iguais e diferentes.
1.      Conceitos de lateralidade: todo, dentro/fora, grande/pequeno, cheio/vazio, grosso/fino, muito/pouco.
2.      Organização espacial: antes/durante e depois, hoje/ontem/amanhã.
3.      Jogos de raciocínio (quebra-cabeça e jogos de encaixe).
4.      Classificar e nomear objetos pela cor, forma (círculo, triângulo e quadrado), tamanho e quantidade.
5.      Nomear iguais e diferentes.
1.      Através de jogos, músicas e atividades que incentivam o aprendizado da criança como movimento da esquerda para a direita, jogos de dentro para fora, etc. Incentivar e explorar o meio ambiente.
2.      Utilização do calendário e estimulação de perguntas e respostas que distingam o dia e a noite, o ontem, o hoje e amanhã.
3.      Através de jogos como quebra cabeça, encaixes, de formas e situações problemas que incentivem a criança a pensar, não respondendo tudo para criança, sem que ela tente responder sozinha.
4.      Através de objetos, sucatas e material dourado que tenham estas características, utilizando-os em jogos, como procurar cor e forma.
5.      Através de jogos, sucatas e objetos que permitam a identificação e classificação de iguais e diferentes.
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.


OBSERVAÇÕES:

Devemos desenvolver na criança a capacidade de pensar logicamente.
Trabalhar problemas relacionados ao seu cotidiano para melhor entendimento do meio em que vive.
A Matemática pode ser considerada uma linguagem simbólica que expressa relações espaciais e de quantidade. Sua função é, pois, desenvolver o “pensamento”.
A medida que brinca com formas, com quebra-cabeças e com caixas que cabem dentro de caixas, a criança adquire uma noção do conceito pré-simbólico de tamanho, número e forma. Ao enfiar contas em um barbante ou colar figuras, adquire a noção de seqüência e de ordem. E quando utiliza as palavras “não cabe” e “acabou”, vai adquirindo a noção de quantidade.
“Esse trabalho deve se muito concreto baseado no manuseio de materiais. Isso permite que as crianças se familiarizem mais facilmente com os conceitos matemáticos”.

2 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Dicas, sugestões, perguntas serão bem vindas. Responderei seu recadinho aqui mesmo.
Se desejar uma resposta por E-mail envie o comentário para fliver5@gmail.com
Lembre-se que você é muito especial para Deus.
Beijos