Planejamento de Matemática para o Maternal

Matemática no Maternal – Fase 1


OBJETIVO

CONTEÚDO

ESTRATÉGIA

AVALIAÇÃO
1.      Introduzir o raciocínio lógico, através de suas estruturas.
2.      Desenvolver a lateralidade através de estímulos, motivações e atividades de coordenação.
3.      Desenvolver a capacidade de situar cronologicamente os fatos para organizar seu tempo e suas ações, orientando-se também no espaço.
4.      Desenvolver coordenação motora através de atividades lúdicas, concretas, pedagógicas e visomanuais.
5.      Reconhecer e discriminar estímulos visuais, interpretando-os e associando-os.
6.      Reproduzir seqüências e seriações, ex: ordenar objetos do mais alto para o mais baixo.
7.      Reconhecer e discriminar numerais. Desenvolver contagem de 1 até 10.
1.      Estruturas lógicas: discriminação – comparação – identificação – cor – forma – tamanho – conjuntos – quantidade.
2.      Conceito de lateralidade.
3.      Orientação Temporal Espacial: antes/depois, atrás/na frente/no meio/entre, aberto/fechado, na frente/de costas, em cima/embaixo, em pé/deitado/sentado, longe/perto, direita/esquerda.
4.      Coordenação Motora.
5.      discriminação audiovisual.
6.      Seqüência e seriação.
Numeração:
• Números de 1 à 5
• Contagem de 1 à 10
1.      Utilização de materiais pedagógicos, sucatas, figuras, livros, jogos, brincadeiras, ...
2.      Brincadeiras lúdicas, materiais pedagógicos, atividades audiovisuais.
3.      Através do uso de materiais concretos, materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras, registro de atividades.
4.      Jogos, brincadeiras, músicas, atividades lúdicas, materiais pedagógicos, registro de atividades.
5.      Recursos Audiovisuais: rádio, CD, TV, vídeo, músicas, histórias, cartazes, fichas.
6.      Cartazes, fichas, jogos, brincadeiras, materiais pedagógicos, atividades lúdicas e de registro.
7.      Materiais pedagógicos e concretos, jogos, brincadeiras, cartazes, fichas, desenhos, etc.
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança, no desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse assimilação e aprendizagem.
O instrumento de avaliação será uma ficha de avaliação, que entregaremos aos pais durante as Reuniões.




Matemática no Maternal – Fase 2


OBJETIVO

CONTEÚDO

ESTRATÉGIA

AVALIAÇÃO
1.      Iniciar a aprendizagem de conceitos de longe, perto, dentro, fora, em cima, em baixo, atrás, na frente, ao lado, dentro, fora, cheio, vazio, etc.
2.      Discriminar na criança o sentido de ontem hoje e amanhã.
3.      Estimular o uso do raciocínio da criança.
4.      Classificação e nomeação de objetos pelas cores primárias (azul, amarelo e vermelho), formas (círculo, triângulo e Quadrado), tamanho (grande e pequeno) e quantidade (1 a 9).
5.      Nomear e identificar iguais e diferentes.
1.      Conceitos de lateralidade: todo, dentro/fora, grande/pequeno, cheio/vazio, grosso/fino, muito/pouco.
2.      Organização espacial: antes/durante e depois, hoje/ontem/amanhã.
3.      Jogos de raciocínio (quebra-cabeça e jogos de encaixe).
4.      Classificar e nomear objetos pela cor, forma (círculo, triângulo e quadrado), tamanho e quantidade.
5.      Nomear iguais e diferentes.
1.      Através de jogos, músicas e atividades que incentivam o aprendizado da criança como movimento da esquerda para a direita, jogos de dentro para fora, etc. Incentivar e explorar o meio ambiente.
2.      Utilização do calendário e estimulação de perguntas e respostas que distingam o dia e a noite, o ontem, o hoje e amanhã.
3.      Através de jogos como quebra cabeça, encaixes, de formas e situações problemas que incentivem a criança a pensar, não respondendo tudo para criança, sem que ela tente responder sozinha.
4.      Através de objetos, sucatas e material dourado que tenham estas características, utilizando-os em jogos, como procurar cor e forma.
5.      Através de jogos, sucatas e objetos que permitam a identificação e classificação de iguais e diferentes.
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.


OBSERVAÇÕES:

Devemos desenvolver na criança a capacidade de pensar logicamente.
Trabalhar problemas relacionados ao seu cotidiano para melhor entendimento do meio em que vive.
A Matemática pode ser considerada uma linguagem simbólica que expressa relações espaciais e de quantidade. Sua função é, pois, desenvolver o “pensamento”.
A medida que brinca com formas, com quebra-cabeças e com caixas que cabem dentro de caixas, a criança adquire uma noção do conceito pré-simbólico de tamanho, número e forma. Ao enfiar contas em um barbante ou colar figuras, adquire a noção de seqüência e de ordem. E quando utiliza as palavras “não cabe” e “acabou”, vai adquirindo a noção de quantidade.
“Esse trabalho deve se muito concreto baseado no manuseio de materiais. Isso permite que as crianças se familiarizem mais facilmente com os conceitos matemáticos”.

Comentários

  1. SEU BLOG JÁ FOI DIVULGADO LÁ NO GRUPO PROFESSORES VIRTUAIS.

    PASSA LÁ NO MEU BLOG E CONFIRA.

    blogjonathancruz.blogspot.com

    ABRAÇO BEM FORTE.

    ResponderExcluir
  2. DEIXE SEU EMAIL LÁ NO BLOG POR FAVOR, ESQUECI DE ACRESCENTAR NAS NORMAS DO GRUPO PROFESSORES VIRTUAIS. O EMAIL NOS AJUDA A SE COMUNICAR MELHOR.

    MUITO OBRIGADO

    JONATHAN CRUZ.

    obs: PROFESSORES VIRTUAIS LINKS FICARÃO ÓTIMOS. SÓ QUE O GRUPO ESTÁ ANDANDO DEVAGAR, TÍMIDO AINDA NÉ? MAIS VOU ARRUMAR UM JEITINHO.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Dicas, sugestões, perguntas serão bem vindas. Responderei seu recadinho aqui mesmo.
Se desejar uma resposta por E-mail envie o comentário para fliver5@gmail.com
Lembre-se que você é muito especial para Deus.
Beijos