Esse projeto é muito interessante.
Não sei quem é o autor, mas se alguém souber, por favor, me avise para que eu possa dar os devidos créditos.
Obrigada!
As salinhas de berçário devem proporcionar o estimulo visual, pois apresentar o mundo as crianças, é fator primordial nesta fase.
Objetivos Gerais:
Objetivo especifico
Conteúdos
Procedimentos Metodológicos
1ª Parte:
2ª Parte:
3ª Parte:
Observar a participação e interesse da criança nas atividades propostas, bem como sua iniciativa e criatividade.
Não sei quem é o autor, mas se alguém souber, por favor, me avise para que eu possa dar os devidos créditos.
Obrigada!
Berçário: Projeto Brincando com as Cores
As salinhas de berçário devem proporcionar o estimulo visual, pois apresentar o mundo as crianças, é fator primordial nesta fase.
Objetivos Gerais:
- Ampliar o conhecimento de mundo;
- Explorar os diferentes objetos e materiais gráficos, plásticos, etc, descobrindo novas formas de manuseio, percebendo características, efeitos e propriedades diversas.;
- Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas (regionais nacionais ou internacionais, com as quais entrem em contato).;
- Contato e Produção de trabalhos de arte que privilegiam diferentes linguagens expressivas como as do desenho, na modelagem, da pintura e da construção.;
- Desenvolver o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de reprodução e criação.
Objetivo especifico
- Propiciar a criança à visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo e às cores, possibilitando a criança identificá-las.
Conteúdos
- Exploração da expressão e da comunicação por meio de práticas artísticas, propiciando o desenvolvimento e a criação pessoal;
- Percepções visuais dos objetos, cor, forma, material, visando desenvolver a capacidade interpretação desse objeto (obra de arte) e identificação, de seus produtores através, de características comuns.
Procedimentos Metodológicos
1ª Parte:
- Observar em todo a escola, interno e externo, a diversidade de cores e qual a que se destaca mais, e as crianças mais gostam; (as roupas das caças, etc.);
- Ouvir a música Arco íris (Xuxa), acompanhando o ritmo com o material da bandinha; ou arco-íris do amor da Mara que é bem mais bonita (opinião minha)
- Registrar por meio de desenho, o que mais chamou a atenção da criança na música;
- Folhar revistas e observar o que mais lhes chama a atenção;
- Confeccionar mural com figuras escolhidas pelas crianças;
- Pedir aos pais que mandem uma fruta de casa, para fazer uma salada de frutas. (explicar aos pais o objetivo da solicitação);
- Fazer uma salada de frutas junto com as crianças e usar as cores trabalhadas;
- Levar, as crianças a observar as cores de tinta que temos e perguntar como fazer para ter mais cores, usando apenas as que temos;
- Deixar a criança misturar as cores de tinta a seu critério e observar as cores novas que descobriu;
- Falar as crianças, sobre o arco-íris se sabem o que é quem já viu;
- Fazer massa de modelar nas cores do arco-íris;
- Confeccionar um arco-íris com as crianças e pedir ou convidar os pais para ajudar.
2ª Parte:
- Conversar com as crianças sobre as cores da natureza e seres vivos (peixes, mar e conchinhas);
- Organizar um aquário na sala com um peixinho;
- Escolher um nome para o peixinho;
- Explicar as crianças quais os cuidados que devemos ter com peixinho e como proceder;
- Dividir a tarefa de cuidar do peixinho com as crianças;
- Criar dia da visita do peixinho;
- Explicar aos pais, o objetivo da atividade e solicitar autorização para que a criança leve o peixinho para passar uma noite em sua casa ou um fim de semana;
- Realizar um sorteio em sala e colocar em um cartaz, o roteiro do peixinho, para que as crianças possam saber quando será sua vez de levá-lo para casa.
3ª Parte:
- Ouvir a música "Aquarela";
- Reproduzi-la, e organizar painel em seqüência;
- Organizar turmas para: -Uma para dramatizar á música, Outra para confecção do material a ser utilizado e Outra para acompanhar a dramatização com a bandinha.
- Escolher com as crianças uma obra de um pintor famoso e observá-la;
- Criar com a ajuda dos pais um ambiente apropriado para pintura com cavaletes e avental, tintas, pinceis, etc;
- Incentivar a criança a reproduzir parcial ou total a obra;
- Realizar exposição das obras produzidas.
Observar a participação e interesse da criança nas atividades propostas, bem como sua iniciativa e criatividade.
Muito bom esse projeto amei.
ResponderExcluir