Com todos os créditos para:
EMEB CAMILA TOMASHINSKY
Professora: Thaís Pitol Costa
Série: Berçário
Ano: 2011
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Objetivos
-Desenvolver gradativamente as capacidades associadas às
competências linguísticas básicas: falar, escutar;
-Participar de variadas situações de comunicação oral para
interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem
oral, contando suas vivências;
-Familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio da
participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato
cotidiano com livros, revistas, historias em quadrinhos, etc;
-Interessar-se pela leitura de historia;
-Familiarizar-se com seu nome escrito.
Conteúdos Conceituais
-Função social da linguagem;
-Símbolos próprios da escrita: pictografia, ideografia,
alfabeto;
-Formas de comunicação: verbal e não verbal;
-Diversidade de gêneros textuais e orais;
-Nome/identidade.
Conteúdos Procedimentais
-Associação da escrita do nome à imagem, através de
atividades diversas;
-Nomeação de imagens mostradas pela professora;
-Participação em cantigas envolvendo seu nome;
-Contação de historias com bexigas, imagens, etc;
-Participação em situações de leitura de diferentes gêneros
feita pelos adultos como contos, poemas, parlendas, trava-línguas, etc;
-Conversas com o bebê nos momentos de banho, de alimentação,
troca de fraldas;
-Participação em brincadeiras com a caixa surpresa;
-Participação de inúmeras interações com a linguagem oral e
escrita: histórias, conversas, etc.;
-Vivência de situações cotidianas nas quais se faz
necessário o uso da leitura e escrita;
-Observação e manuseio de materiais impressos como livros,
revistas, folhetos;
-Reprodução oral de palavras e canções.
Conteúdos Atitudinais
-Valorização da leitura como fonte de prazer e
entretenimento;
-Respeito pela produção própria e alheia;
-Valorização da comunicação, reconhecendo-a como importante
na vida das pessoas;
-Participação de atividades que promovam a interação.
MATEMÁTICA
Objetivos
-Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas
presentes no seu cotidiano, como a contagem, relação espacial, etc.;
-Manipular e explorar objetos e brinquedos em situações
organizadas para que possa descobrir as características, propriedades e
possibilidades associativas: empilhar, rolar, transvasar, encaixar, agrupar,
diferenciar e comparar;
-Observar idéias matemáticas, processos utilizados e
resultados encontrados.
Conteúdos Conceituais
-Números;
-Grandezas e medidas;
-Espaço e forma;
-Características e propriedades dos objetos e seus
atributos.
Conteúdos Procedimentais
- Participação em cantigas diversas usando os números;
- Manuseio de cubos presentes na sala;
- Utilização de caixas para brincadeiras de: entrar e sair,
dentro e fora, grande e pequeno, cheio e vazio;
- Realização de contagem oral nos dedos da idade;
-Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações
nas quais as crianças possam perceber sua necessidade;
-Observação de quantidade, utilizando a linguagem oral;
-Identificação da posição de um objeto ou pessoa;
-Brincadeiras de construir torres, pistas para carrinhos e
cidades com blocos de madeira ou encaixe;
-Utilização de materiais diversos para rolar, empilhar,
enfileirar, transvasar, encaixar, etc.;
-Organização de espaços com objetos e brinquedos que
contenham números, como telefone, máquina de calcular, relógio, etc.;
-Utilização do calendário para acompanhar a passagem do
tempo;
-Utilização de quadro de aniversariante do mês, contendo a data
e idade de cada criança.
Conteúdos Atitudinais
-Vivenciar situações cotidianas variadas que possibilitem a
familiarização com as idéias matemáticas.
NATUREZA E SOCIEDADE
Objetivos
-Explorar o ambiente para que possa se relacionar com
pessoas;
-Estabelecer contato com plantas, pequenos animais e com
objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse;
-Desenvolver progressivamente o interesse pelo próprio corpo
por meio do uso e da exploração de habilidades físicas, motoras e perceptivas;
-Desenvolver a autonomia;
-Relacionar-se progressivamente com mais crianças, com seus
professores e com demais profissionais da instituição, demonstrando suas
necessidades e interesses;
-Conhecer-se como indivíduo;
-Identificar as necessidades básicas: alimentação, higiene;
-Favorecer um processo tranquilo de retirada de fraldas,
respeitando ritmos e necessidades.
Conteúdos Conceituais
-Construção da identidade e da autonomia;
-Relacionamento inter e intrapessoal;
-Diversidade cultural;
-Hábitos de higiene e saúde;
-Seres vivos: plantas e animais;
-Alimentos.
Conteúdos Procedimentais
-Exploração do ambiente, para que possa se relacionar com
pessoas, estabelecer contato com plantas, animais e objetos diversos;
-Observação de registros, como desenhos, fotografias, etc.;
-Participação em atividades que envolvam historia,
brincadeiras, jogos e canções;
-Estabelecimento de relações entre os fenômenos da natureza:
chuva, trovão, raio, etc.;
-Participação em diferentes atividades envolvendo a
observação sobre a luz, calor, som, força e movimento;
-Observação de alguns aspectos dos seres vivos, suas
características, necessidades vitais;
-Participação em atividades que envolvam processos de
confecção de objetos;
-Participação e realização de pequenas tarefas que envolvam
ações de cooperação, solidariedade e ajuda na relação com os outros;
-Leitura e interpretação de registros, como desenhos,
fotografias, etc.;
-Passeio pela escola para conhecê-la;
-Organização para guardar os brinquedos;
-Degustação de alimentos variados;
-Estabelecer contato com plantas e pequenos animais por meio
de atividades que envolvam a observação, a troca de idéias entre as crianças, o
cuidado e a criação com ajuda da professora;
-Brincadeira no gramado e/ou no parque;
-Brincadeira com água;
-Utilização da escovação para o estímulo da saúde bucal;
-Organização da rotina através da observação e leitura do
cartaz;
-Uso do vaso sanitário, incentivando a retirada da fralda e
o controle dos esfíncteres;
-Confecção de brinquedos com sucata;
-Brincadeira com os tapetes sensoriais e caixa de textura;
-Utilização de panos, fraldas ou anteparos como caixas e
biombos para esconder o rosto ou o corpo, num jogo de esconder e aparecer, bem
como situações organizadas que lancem e resgatem, façam aparecer e desaparecer
brinquedos e objetos;
-Utilização do espelho por meio de brincadeiras em frente a
ele.
Conteúdos Atitudinais
-Cuidado no uso de objetos do cotidiano, relacionados à
segurança e preservação de acidentes;
-Valorização da vida de plantas e animais;
-Percepção dos cuidados com o corpo e a preservação da saúde
de forma geral;
-Participação ativa das atividades do grupo.
ARTES VISUAIS
Objetivos
-Desenvolver a sensibilidade, a imaginação e a criatividade;
-Observação e identificação de imagens diversas;
-Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre
diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e
comunicação.
Conteúdos Conceituais
-Cor;
-Linha;
-Espessura;
-Obra de arte;
-Modelagem;
-Ponto;
-Desenhos;
-Pinturas e suas diversas possibilidades (guache, terra,
carvão, giz de cera, etc.);
-Colagem;
-Forma;
-Volume;
-Espaço;
-Textura.
Conteúdos Procedimentais
-Leitura de imagens a partir da observação de livros,
revistas, filmes;
-Possibilidade de uso de diferentes materiais sendo
percebidos em sua diversidade, manipulados e transformados;
-Participação de montagem de painéis;
-Pintura com diferentes materiais como pente, bucha, espuma,
etc.;
-Carimbo das mãos e pés com tinta guache;
-Participação de atividade como rabiscar no chão, craft,
sulfilte, etc.;
-Cuidado com o próprio corpo e com o corpo de seus colegas,
quando da utilização de diferentes materiais, instrumentos e objetos;
-Pintura livre;
-Utilização de instrumentos, materiais e suportes diversos,
como lápis, pincéis, tintas, papéis, cola etc.;
-Manuseio de diferentes materiais para perceber marcas,
gestos e texturas;
-Participação em atividades de amassar, rasgar e enrolar
papéis;
-Exploração do espaço físico e construir objetos variados;
-Confecção de tintas e massas com as crianças, utilizando
elementos da natureza como: folhas, sementes, flores, terras de diferentes
cores e texturas;
-Utilização de suportes variados e de diferentes tamanhos
para serem utilizados individualmente ou em pequenos grupos, como panos, papéis
ou madeiras, que permitam a liberdade do gesto solto, do movimento amplo e que
favoreçam um trabalho de exploração da dimensão espacial.
Conteúdos Atitudinais
-Realizar as atividades expressando sensações, sentimentos,
auto-estima, respeito às produções dos colegas;
-Valorização da criação humana.
MÚSICA
Objetivos
-Descobrir a produção de silêncio e de sons com a voz;
-Ampliar o repertório musical;
-Desenvolver a participação em brincadeiras e jogos cantados
e rítmicos;
-Brincar com músicas, imitar, inventar e reproduzir criações
musicais;
-Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos,
fontes sonoras e produções musicais diversas.
Conteúdos Conceituais
-Produções musicais: audição e interpretação;
-Sons e silêncio: duração (curto/longo), intensidade
(fraco/forte), altura (grave/agudo), timbre (característica que distingue e
personaliza cada som);
-Repertório de canções diversas;
-Obras musicais variadas.
Conteúdos Procedimentais
-Exploração e contato com a linguagem musical, o som e suas
qualidades, e o silêncio;
-Vivência da organização dos sons e silêncio apreciando
obras musicais para bebês;
-Identificação dos diversos tipos de música: para dançar,
cantar, acalmar, etc.
-Participação em jogos e brincadeiras que envolvam a dança;
-Repertório de canções para desenvolver memória musical;
-Utilização de instrumentos de sucata como chocalho,
pandeiro, etc.;
-Produção de sons vocais diversos por meio da imitação de
vozes de animais, ruídos, etc.;
-Produção de sons corporais, como palmas, batidas nas
pernas, pés, etc.;
-Utilização de brinquedos cantados e rítmicos, as rodas e
cirandas, os jogos com movimento, as brincadeiras com palmas e gestos sonoros
corporais;
-Brincadeira com materiais diversos extraindo sons rítmicos;
-Audição de historia sonorizada utilizando livros adequados.
Conteúdos Atitudinais
-Reflexão sobre a música como produto cultural do ser
humano;
-Sensibilizar-se em relação a questões inerentes a música;
-Participação em momentos de canto e dança.
MOVIMENTO
Objetivos
-Familiarizar-se com a imagem de seu corpo;
-Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais
para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
-Deslocar-se gradualmente com destreza no espaço ao andar,
comer, pular, etc., desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades
motoras;
-Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe,
lançamento, etc., para o uso de objetos diversos.
Conteúdos Conceituais
-Percepção espacial;
-Expressão corporal;
-Esquema corporal;
-Equilíbrio e coordenação motora ampla: lateralidade,
flexibilidade, força, destreza, deslocamento, velocidade.
Conteúdos Procedimentais
-Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do
próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do espelho e da
interação com os outros;
-Utilização expressiva intencional do movimento nas
situações cotidianas e nas suas brincadeiras;
-Brincadeiras que utilizam o sopro, como soprar bolhas,
soprar saquinhos, etc.;
-Exploração de diferentes posturas corporais, como sentar-se
em diferentes inclinações, deitar-se em diferentes posições, ficar ereto
apoiado na planta dos pés com e sem ajuda;
-Ampliação progressiva de destreza para deslocar-se no
espaço por meio da possibilidade constante de arrastar-se, engatinhar, rolar,
andar, correr, etc.;
-Participação em brincadeiras que envolvam correr, subir,
descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, dançar, para ampliar
gradativamente o controle do corpo e o movimento;
-Utilização de traçados de retas, círculos, etc. para que
possa segui-los, andar sobre eles;
-Brincadeira com circuito usando materiais como mesa,
cadeira, placas de forma geométrica, colchão para arrastar, engatinhar, subir,
descer;
-Brincadeira diante do espelho fazendo mímicas e gestos.
Conteúdos Atitudinais
-Expressar vontades e necessidades;
-Valorização e ampliação das possibilidades de uso dos
movimentos;
-Valorização de suas conquistas pessoais;
-Aquisição da autonomia em seus movimentos;
-Participação de atividades (brincadeiras, uso do espelho)
que favoreçam a relação inter e intrapessoal.
AVALIAÇÃO
-A avaliação deve se dar de forma sistemática, contínua,
reflexiva, intencional, planejada e ao longo de todo o processo de aprendizagem
da criança, levando em consideração os processos vivenciados e observando a
participação, alteração de comportamento, o grau de motivação, a ampliação de
vocabulário, a capacidade desafiadora e criativa e o entusiasmo nas atividades
propostas, bem como as conquistas por meio de experiências. Os registros
serão feitos por meio de observações e anotações em relatórios no semanário,
fotos, sondagem, registro de informações, portfólio individual, gravações,
filmagens, álbum de grafismo.
Objetivos da avaliação
-Para o professor, deve possibilitar uma reflexão sobre o
seu fazer pedagógico (feedback) favorecendo a tomada de decisões que ajudem
a aprimorar a prática pedagógica e consequentemente mediar o aluno para
vencer as dificuldades e alcançar a aprendizagem;
-Para o aluno, um momento de criticidade/reflexão que
oportunizará conhecer suas possibilidades e necessidades, vivenciando situações
de crescimento, confiança, que favorecerão o desenvolvimento da identidade e
autonomia e a conquista do conhecimento.
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