Justificativa
Nossa sociedade está em constante movimento e transições; mudanças sócio-econômicas, mudança de papéis sociais que se refletem na formação das famílias. Geralmente não temos mais a idealizada família nuclear, no entanto ainda precisamos do amparo da família, como o início de nossa formação pessoal e como apoio diante das dificuldades e desafios que a vida impõe.
A família ainda é o berço da vida em sociedade, seja ela formada por 2 membros ou mais, com ou sem laços de parentesco. E é de extrema importância resgatar e preservar os valores, os quais devem permear os relacionamentos em família, tais como: respeito ao seu próximo (as diferenças), companheirismo, cooperação, amor, cumplicidade, solidariedade, fraternidade, perdão, cooperação, união, paz, etc..
OBJETIVOS
- Conhecer a formação da nossa família, resgatando um pouco de sua história;
- Propiciar uma reflexão sobre os valores que devem fazer parte do convívio da família: cooperação, união, respeito, amor, companheirismo, solidariedade, fraternidade, segurança, paz, etc., à fim de torná-los em uma prática cotidiana, exemplificando o amor ao próximo;
- Estreitar os laços de afetividade que unam os membros da família;
- Aproximar a família do aluno ao trabalho que se desenvolve na escola, conduzindo a família à um envolvimento maior, conhecendo e participando de nossa rotina, conseqüentemente, envolvendo-se mais na vida da criança.
CONTEÚDOS CONCEITUAIS
· Conceito de família: núcleo de pessoas unidas por uma história, e que convivem juntas em um lar;
· Diferença ente lar e casa.
· O "Ser" diferente.
· História do encontro da família (árvore genealógica)
· União e cooperação.
· Conceito de lar: abrigo seguro, onde vivemos com a família.
· Identificação de parentesco (estrutura familiar)
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
· Ouvir histórias. Sugestões: "A Chapeuzinho Vermelho", "João e o Pé de feijão”, "João e Maria”, "A galinha ruiva", entre outras; conversar como são essas famílias das histórias, levantando pontos como o papel da mãe, do pai, como é viver na ausência de um deles.
· Observar as famílias que podem ser diferentes, assistindo os filmes: "A era do gelo 2", "Lilo e Stite", entre outros.
· Assistir (ouvir) o Vídeo Clip da música "Eu", de Paulo Tátil e Sandra Peres, que ilustra como pode ser a história do encontro da família. Propor a pesquisa, como meus pais se encontraram e partilhar na roda da conversa. Também, com quem me pareço mais?
· Atividades, dinâmicas e jogos que estimulem a união e a cooperação.
· Fazer a árvore genealógica, até os bisavós, colocando os nomes, através de pesquisa;
· Entrevistar membros da família.
CONTEÚDOS ATITUDINAIS
· Valorizar e fortalecer os laços de união da família.
· Vivenciar e contribuir para que os valores (citados) façam parte de nossos relacionamentos na escola e em família.
· Gerar um ambiente que favoreça o envolvimento da família na escola.
Sugestão de Atividades:
· Contagem dos membros de sua família - Estatística - n° de irmãos, membros);
· Descrição do trajeto de casa p/ a escola - noções de tempo-espaço e distância;
· Roda de conversa sobre assuntos relacionados à família;
· Narrações, poesias, letras de música, sobre o assunto;
· Receitas;
· Cruzadinhas;
· Caça- palavras;
· Lista de nomes dos membros da família;
· Escrita espontânea;
· Recorte e colagem;
· Dobradura;
· Pinturas, diversas técnicas;
· Confecção das lembranças - "oficina" - feita pela família;
Família na escola
Família na escola
- Introdução e boas vindas
- Apresentação de dança: Todos os alunos (música amor universal do Patati Patata)
- Brincadeiras com os pais
1ª Corrida da bola entre as pernas: Pais e alunos do maternal.
2ª Estourando o balão na barriga: Pais e alunos do primeiro período.
3ª Corrida do ovo: Pais e alunos do segundo período.
Confraternização
Comentários
Postar um comentário
Obrigada por comentar! Dicas, sugestões, perguntas serão bem vindas. Responderei seu recadinho aqui mesmo.
Se desejar uma resposta por E-mail envie o comentário para fliver5@gmail.com
Lembre-se que você é muito especial para Deus.
Beijos