CRIANÇAS DE UM ANO
1. Estimulação dos sentidos: percepção visual, auditiva, tátil, gustativa, olfativa
1.1. Encaminhamento Metodológico
• brincar com o bebê de cheirar flores, frutas;
• encontrar a educadora que está escondida atrás de um móvel, chamando o bebê pelo nome;
• dançar o ritmo de músicas, imitando os gestos da educadora;
• participar de brincadeiras de imitação, dançar, marchar, imitar bichos, carros, pequenas músicas;
• olhar, amassar, picar folhas de revistas;
• executar ordens simples como: guardar objetos, trazer objetos, buscar o tênis;
• pegar objetos de uma caixa, atendendo a solicitação da educadora;
• usar a colher para tentar comer sozinho;
• identificar quente e gelado durante as refeições;
• guardar brinquedos e outros objetos de uso, para formar hábitos de ordem e arrumação;
• observar-se no espelho e ir mostrando as partes do corpo, que lhe for solicitada;
• rabiscar o chão com giz;
• usar garrafas plásticas, tubos e potes, para que possa torcer, distorcer, para abrir e fechar;
• balançar garrafas com objetos ou pedrinhas para produzir sons (seguramente fechadas) ;
• brincar com grandes tampas coloridas, colocando-as dentro de caixas ou retirando-as;
• pegar bolas ou objetos que estão debaixo de mesas e berços;
• brincar de rodas, cantando pequenas cantigas;
• colocar prendedor de roupas, em volta de uma caixa;
• traçar riscos em grande pedaços de papel ( papel bobina ) usando gizão de cera;
• andar de diferentes formas de quatro, imitando animais, ou em fila imitando trem;
• executar ordens como: imitar (pentear cabelos, escovar os dentes, lavar os dentes, lavar as mãos, tomar banho, soprar velas, cheirar flores, ninar nenê, pular cordas, etc. ;
• brincar com dominós de figuras, quebra-cabeça com poucas peças;
• brincar com jogos de encaixe;
• mostrar peças grandes e pequenas, solicitadas pela educadora;
• dizer a cor das peças solicitadas;
• agrupar peças por cores e tamanhos.
2 . Estimulação corporal
• caminhar livremente pelo espaço, explorando móveis e objetos;
• fazer atividades como bola: chutar, pegar no ar, jogar para cima, rolar para outra pessoa, rolar em cima;
• tentar saltar com dois pés;
• puxar objetos e carrinhos;
• brincar de passar por dentro, arrastar/engatinhar/ficar de cócoras e uma caixa de papelão sem fundo;
• rolar pneus de espuma ou de pequenos tamanhos;
• empurrar caixas, puxar caixas com barbantes, vazias ou com brinquedos;
• agachar, levantar, correr, marchar, bater palmas, pular com a orientação da educadora;
• rolar o bebê no colchonete, de um lado para outro, pedir que rolem sozinhos;
• engatinhar ou andar em grupos até um ponto determinado; cantinho da sala, atrás de um berço,,,
• brincar no parquinho, explorando os brinquedos;
• manusear blocos de encaixe;
• passar embaixo ou por cima de uma corda;
• brincar de entrar e sair de dentro de caixas, de cabaninhas;
• guardar um objeto debaixo do berço ou dentro da cabaninha;
• andar na ponta dos pés; para frente, para trás;
• engatinhar em grupo, para frente, para trás, de um lado para outro, por todo o espaço;
• engatinhar imitando vozes de animais ou barulhos de carros;
3. Estimulação oral
• ouvir e reproduzir histórias oralmente;
• participar das histórias, fazendo gestos e sons;
• contar histórias a vista de gravuras;
• identificar-se a si mesmo pelo nome e reconhecer o nome dos colegas;
• cantar cantigas infantis: “Onde está a Margarida”, “Rolinha voou, voou”, “Carneirinho carneirão” etc.
• dizer nomes que pertençam ao mesmo grupo: ex.: frutas, animais, utensílios da cozinha... ;
• observar e dizer o nome de objetos e sua função, durante passeios feitos com a educadora pelos espaços internos e externos do centro;
• participar da hora da novidade, no início do período;
• fazer exercícios foniátricos como: estalar a língua, mandar beijinhos, encher as bochechas de ar, passar a língua em volta dos lábios, em volta da arcada dentária, vibrar os lábios, murmurar com os lábios serrado... ;
• dizer o nome da mãe, do pai, avós e irmãos;
4 . Estimulação à socialização
• brincar com os colegas da turma;
• brincar com crianças maiores de outras turmas;
• adquirir hábitos de ordem e cortesia;
• fazer pequenos passeios e conversar com crianças e adultos;
• cumprimentar as pessoas todas as vezes que chegar ou sair do centro;
• destacar a data de aniversário de cada criança
Comentários
Postar um comentário
Obrigada por comentar! Dicas, sugestões, perguntas serão bem vindas. Responderei seu recadinho aqui mesmo.
Se desejar uma resposta por E-mail envie o comentário para fliver5@gmail.com
Lembre-se que você é muito especial para Deus.
Beijos