Planejamento para o Berçário: Bebês que engatinham





BEBÊS QUE ENGATINHAM

1. Estimulação dos sentidos: percepção visual, auditiva, tátil, gustativa, olfativa


• realizar massagens suaves no corpinho do bebê, enquanto toma banho ou faz a troca de roupa;
• conversar e sorrir com o bebê em todas as situações;
• dizer sempre a criança, todas as ações que serão realizadas, como:
• hora de comer, hora de tomar sol;
• manusear objetos de diferentes texturas: liso, áspero, macio,m duro, mole...
• brincar com chocalho, guisos, caixas com objetos dentro, explorando os sons;
• incentivar a bater palma, estalar a língua, bater os pés;
• observar-se em frente ao espelho junto ao educador que irá mostrando e nomeando as partes do corpo e num segundo momento, pedir que o bebê mostre sozinho;
• cantar para a criança;
• procurar um objeto retirado subtamente do campo visual;
• bater um objetos no outro, como brinquedos em caixas de papelão;
• enrolar um objeto qualquer em um pedaço de pano, e dar para o bebê desenrolar e encontrar o objeto;
• esconder objetos dentro de caixas, vasilhas, potes, na frente do bebê para que ele procure;
• deixar apertar o interruptor da luz, para perceber o efeito e diga-lhe o que está acontecendo: - a luz acendeu, a luz apagou;
• mostrar partes do corpo, solicitadas pelo educador;
• leitura de expressão fisionômicas;
• levantar fios de cabelos, com a ponta dos dedos;
• segurar partes do próprio corpo, como cabeça, mãos, olhos;

2. Estimulação corporal
• tentar alcançar objetos à sua frente e dos lados, para que o corpo se movimente em várias direções;
• locomover-se livre, para que não se prenda muito tempo ao berço, cadeira;
• ficar na posição em pé, sobre o colo, mesa ou cadeira, com o apoio do educador e dar pequenos saltos;
• colocar um brinquedo em cima de uma fralda para que o bebê possa puxa-lo e alcança-lo;
• deixar que fique sem roupa, um pouco antes do banho, para que o bebê se movimente livremente;
• tirar e colocar objetos variados, dentro de potes ou caixas;
• segurar o bebê para que ele dê passinhos;
• rolar a bola em direção ao bebê, e pedir que ele devolva-a ao educador;
• oferecer condições para que possa se levantar, segurando em móveis;
• engatinhar entre obstáculos;
• subir e descer degraus engatinhando;
• empurrar cadeiras ou bolas engatinhando;
• fazer movimentos de cabeça de "sim" ou "não";
• manter-se alguns momentos em pé, o que deve receber o aplauso dos educadores;
• passar por baixo de cordões, ou mesas engatinhando;
• entrar ou sair de caixa de papelão, ou cabaninhas improvisadas; 
• resolver pequenos problemas como pegar bola debaixo da mesa;
• passar dentro do minhocão;
• andar segurando em barra horizontal, que será colocada entre um móvel e outro;


3. Estimulação oral
• repetir as sílabas, pronunciadas pelos bebês;
• obedecer ordens simples com: “dá”, “vem cá”, dar “tchau”, jogue beijinhos, bata palminhas;
• cantar músicas, incentivando a criança a bater palmas, mostrar partes do corpo;
• contar pequenas histórias e mostrar gravuras;
• realizar pequenos passeios nos centros, mostrando e comentando tudo o que vê;
• imitar o som que a gravura sugere: carro, cachorro, gato, orientado pelo educador;


4. Estimulação à socialização
• promover o abraço entre amigos;
• brincar com os amigos;
• visitar outras turmas.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Dicas, sugestões, perguntas serão bem vindas. Responderei seu recadinho aqui mesmo.
Se desejar uma resposta por E-mail envie o comentário para fliver5@gmail.com
Lembre-se que você é muito especial para Deus.
Beijos