Rotina de Atividades: Maternal



Fonte:http://www.casadejoaodebarro.com.br/index.php/atividades-bercario

Esse site e maravilhoso, vale a pena conferir


Segue abaixo programação de atividades do Berçário, com respectivos objetivos:
(a) Aprend.Ativa (Exploração PSM/Vida prática)
(b) Linguagem
(c) Exp. e representação
(d) Raciocínio lógico e relação espacial


Segunda
(a) Folhear livros (capa dura/plástico ou pano) e revistas
(b) Ouvir pequenas histórias (livros e gravuras)
(b) Música com gestos
(b) Brincar com a língua, barulhos, repetição de sílabas/onomatopéias
(c) Trabalhar com os sentidos: visão (esconder e encontrar objetos)
(c) Uso do espelho: ver a si e ao outro
(d) Trabalhar quantidade: muito/pouco, cheio/vazio, mais/menos


Terça
(a) Tinta caseira
(b) Cartões de linguagem
(b) Mísica com gestos
(c) Trabalhar com os sentidos: Tato (textura, peso, temperatura)
(d) Trabalhar com semelhanças e diferenças
(d) Comparar objetos quanto a forma, tamanho e cor
(d) Dobrar e amassar papéis (modificar formas dos objetos)


Quarta
(a) Rasgar e amassar papéis (texturas variadas)
(b) Observar fotos e revistas (identificar objetos, pessoas e lugares)
(b) Música com gestos
(c) Trabalhar com os sentidos: Olfato
(c) Trabalhar partes do corpo
(d) Separar objetos em caixas/classificação (ajudar a arrumar)
(d) Realizar ativ. que explorem: perto/longe (c/ o corpo, gravuras, fotos)


Quinta
(a) Brincar com sucata
(b) História com fantoches
(b) Música com gestos
(c) Trabalhar com os sentidos: Audição (sons prodizidos com objetos e o corpo)
(d) Jogos de encaixe
(d) Guardar objetos em diferentes tamanhos de caixas
(d) Realizar ativ. que explorem: junto/separado (c/ o corpo, gravuras, fotos)


Sexta
(a) Massinha caseira
(b) Cartões de linguagem
(b) Fazer ruídos com a boca (beijo, som do índio, estalar língua...)
(b) Música com gestos
(c) Trabalhar com os sentidos: (paladar)
(c) Brincar de faz de conta: panelinha, carrinho, boneca, telefone...)
(d) Empilhar objetos (até 3 objetos)
(d) Realizar ativ. que explorem: por cima/por baixo (c/ o corpo, gravuras, fotos)

Comentários

  1. Boa noite..
    estou iniciando nesse ramo... e estou meio perdida não sei como começar a ensinar algum conteudo....sabe....preciso de ajuda...
    seu blog é ótimo ...mas me ajuda vou te passar meu e-mail por favor me retorne...
    obrigada.carolina_neckel@yahoo.com.br
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá, que site bacana!!! Está me ajudando muito.

    Parabéns!!!

    bjs Elaine:t

    ResponderExcluir
  3. Oi, amei o seu blog!!!

    bjs Adriana

    ResponderExcluir
  4. oii estou procurando alguns objetivos para as atividades estou meio perdida trabalho no bercario e tambem nao sei oq dar de atividades aguardo respostas grata professora telma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Telma! Ao contrário do que muitas pessoas pensam, trabalhar com o berçário não é uma tarefa fácil, é preciso muito estudo, planejamento e dedicação, mas também pode-se dizer que tudo isso vale muito a pena. O trabalho é muito gratificante. Estou preparando materiais novos para o Blog, mas enquanto não termino vou te indicar um Blog que tem muita coisa bacana que poderão te ajudar.
      Link: http://simonehelendrumond.blogspot.com

      Estarei a sua disposição.
      Forte abraço

      Excluir
    2. Corrigindo a conjugação acima

      muita coisa bacana que poderá te ajudar.
      Desculpe-me

      Excluir
  5. OLÁ FLAVINHA !!!!!
    ADOREI SEU BLOG ESTA ME AJUDANDO MUITO ESTOU MEIO PERDIDA ME FORMEI NO FINAL DO ANO PASSADO AGORA EM FEVEREIRO PASSEI EM UM PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSORA ASSISTENTE EM UMA ESCOLA DEEDUCAÇÃO INFANTIL INTEGRAL FUI COLOCADA PARA DAR AULA EM UM BERÇARIO I QUANDO ESTVA ME ACOSTUMANDO COM O AMBIENTE E COM OS ALUNOS QUE AS COISAS ESTAVAM SE ENCAIXANDO SOFRI UM ACIDENTE E QUEBREI O TORNOZELO FIQUI 90 DIAS AFASTADA AGORA AMANHÃ VOU RETORNAR E ESTOU MEIO PERDIDA, LÁ QUANDO ENTREI TINHA ALUNOS DE 4 À 10 MESES ESTOU MEIO PERDIDA EM QUE ATIVIDADES POSSO APLICAR AGORA NESTE PERIODO SE PUDER ME PASSAR ATIVIDADES E EM QUE PARTE ELAS SE ENCAIXAM EU AGRADEÇO MUITO BJSSSSS OBRIGADO
    EMAIL: ml_.maldonado@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou preparando uma apostila completa para o berçário 1. Preciso de pelo menos 10 dias para terminá-la. Acompanha o Blog que em breve vou disponibilizá-la e esse material poderá te ajudar.

      Sucesso no trabalho!
      Deus abençoe sua vida!

      Excluir
  6. OLÁ, ADOREI A EXPOSIÇÃO DE SUAS IDÉIAS E VOU TENTAR USÁ-LAS EM CASA COM MEUS BEBÊS DE 1A10M E 9M. BOM DIA.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Dicas, sugestões, perguntas serão bem vindas. Responderei seu recadinho aqui mesmo.
Se desejar uma resposta por E-mail envie o comentário para fliver5@gmail.com
Lembre-se que você é muito especial para Deus.
Beijos