Pular para o conteúdo principal

ORGANIZANDO O TEMPO



A construção de uma rotina escolar que atenda às necessidades do grupo e aos interesses do corpo docente pode fazer parte de um desafio. Entretanto, através do planejamento esse desafio pode ser diminuído e até anulado.
Na sala de aula, a partir da rotina institucional (constituída pela escola), é importante que o professor/educador estruture o que vai acontecer a cada dia, num “tratado” que pode ser estabelecido com os alunos, para que todos se sintam responsáveis pelo cumprimento do mesmo.
É fundamental que este “tratado” seja flexível, mas não esteja disposto a continuas mudanças, afinal, se for mudado constantemente, perde seu caráter organizador, instrumento que permite a manutenção da coerência e a coesão dos acontecimentos que se desenvolverão no espaço escolar.
Durante a semana, alguns horários institucionais costumam ser previamente definidos, por exemplo:

Segunda-feira: Entrada, Brinquedo livre, Roda, Psicomotricidade, Lanche, Recreio, Saída.

Terça-feira: Entrada, Brinquedo livre, Roda, Música, Lanche, Recreio, Saída.

Quarta-feira: Entrada, Brinquedo livre, Roda, Educação Física, Lanche, Recreio, Saída.

Quinta-feira: Entrada, Brinquedo livre, Roda, Artes, Lanche, Recreio, Saída.

Sexta-feira: Entrada, Brinquedo livre, Roda, Biblioteca, Brinquedoteca, Lanche, Recreio, Saída.

Brinquedo livre é usado geralmente quando os alunos aguardam a chegada dos colegas em sala.
Sugestões: Segunda-feira →jogos de montar; terça-feira→ massinha; quarta-feira→ quebra-cabeça; quinta-feira→ jogo da memória e sexta-feira→ dominó ou jogo de damas.
Sugestões para a Roda: Combinados, músicas, chamada, escolha do ajudante do dia, conversas livres, leitura, observação do tempo e do calendário e etc.

O professor/educador precisa fazer um levantamento de quais serão os investimentos que precisará relevar o que precisa de prioridade, para que seus objetivos pedagógicos sejam atendidos. Ele poderá dividir seus investimentos da seguinte maneira:

Linguagem: todos os dias depois da roda.

Historia contada ou lida: todos os dias depois do lanche.

Matemática: Segundas, quartas e sextas-feiras depois do recreio.

Projeto: Terças e quintas depois da entrada.

Sociedade e Natureza: Terça e quinta depois do projeto.

É certo que esta sugestão apenas visa explanar uma possibilidade de estruturação organizacional da rotina semanal. Cada escola tem a sua própria maneira de utilizar o tempo. Contudo, acreditamos que desta maneira, tanto o professor/educador, quanto os alunos se sentirão mais seguros, sendo que a rotina dará subsídio ao planejamento diário.

Como já afirmamos, esta estruturação não faz parte de uma proposta rígida. O bom senso deve fazer parte da condução didático-pedagógica dia-a-dia escolar, por exemplo: Apesar da matemática, de acordo com a sugestão apresentada, ser trabalhada sistematicamente às segundas, terças e sextas-feiras, a contagem de crianças presentes e ausentes, a correspondência biunívoca na entrega dos materiais (uma folha para cada um, lápis, pincéis, copos, etc.) e todas as outras oportunidades que proporcionem e estimulem o raciocínio lógico matemático devem ser explorados todos os dias.

Comentários

  1. SUAS IDEIAS SÃO ÓTIMAS. QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO COM SABEDORIA,LUZ E PAZ.UM FORTE ABRAÇO.MARCIA BISPO - SALVADOR/BA ensinareaprender@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades Vogais: Maternal

Olá pessoal!!

Essas foram as atividades sobre vogais realizadas pela minha filha

Abraços e até a próxima

















Atividades da dona aranha - Maternal

Olá pessoal!!

Ontem no facebook eu publiquei algumas ideias para trabalhar a música da dona aranha.

Aproveitei para colocar algumas em prática e vim mostrar o resultado para vocês.

Como muitos já sabem, eu tenho uma filha de 3 anos e aproveitei para trabalharmos essa música.

O primeiro passo foi ouvir e cantar até o quanto ele demonstrasse interesse pela música.

Num segundo momento fizemos uma dona aranha.

Queria mostrar todas etapas desse trabalhinho para vocês, mas infelizmente a câmera descarregou.

1 copo pequeno serviu de molde para a cabeça


1 rolo de durex grande para fazer o corpo
As patinhas eu fiz com um molde desses, mas não estava tão torto assim.
Aqui o resultado.




Com essa figura nós trabalhamos a cor, contagem das patas, figura geométrica e algumas características importantes a respeito do animal. Fizemos dramatização e ela ficou tão empolgada que até dormiu com a bichinha.
Prosseguindo com as atividades, nessa etapa ela deveria desenhar as patinhas da aranha.
Utilizei o circulo preto …

O que é verão? - Atividades para o maternal

Olá pessoal!!

Quando o verão chega as aulas já acabaram então, que tal aproveitar os seus últimos dias para ensinar para as crianças sobre essa estação do ano tão linda?

OBJETIVOS:

*Identificar a estação do período atual; 
*Saber identificar o tipo de vestuário e alimentação adequado à estação verão;

DESENVOLVIMENTO

* Música: Nos dias quentes de verão - Cocoricó
Letra
Nos Dias Quentes De Verão

Nos dias quentes de verão, 
a gente vai no rio nadar, 
e nada e nada e nada 
e nada e nada e nada 
até cansar. 

O calor passa, 
mais dá uma fome 
hummm... 


Então nos dias quentes de verão, 
a gente vai lá no pomar, 
e cata laranja, 
cata abacaxi, 
e come e come e come e come 
e come e come e come e come 
até dizer 
enchi! 

A fome passa, 
mais dá um calor 
uuuuu... 

então a gente volta lá pro rio pra se 
refrescar! 



* Converse com as crianças sobre a importância de comer alimentos saudáveis, ingerir bastante líquidos e usar roupas leves no verão.


POEMA

Verão
Zilda Maria Vasconcellos


Bem na pontinha dos pés, sobre a erva do caminho…