ATIVIDADES COM NOME



O nome constitui uma palavra-texto, com grau de significação ímpar: nele está contida toda a história da criança. É pouco provável que alguma criança, ao contactar com a escrita, não expresse forte desejo de colocar a marca de seu nome em todo espaço possível.
Ora, o não atendimento desse desejo implica em lançar fora um recurso valioso no envolvimento da criança com o código da língua escrita.

- Sugestões de atividades:
  • Exploração dos nomes: leitura, comparação, identificação de semelhanças e diferenças;
    Crachás;
  • Bingo do próprio nome;
  • Folha com todos os nomes para a criança colorir, circular, recortar, colar, etc...;
  • Tesouros dos nomes;
  • Dominó de nomes;
  • Roleta;
  • Etiquetas para materiais das crianças;
  • Chamada no cartaz, etc...

O crachá é um importante recurso e deve conter o primeiro nome, escrito em letra de imprensa maiúscula. O professor pode explorar várias atividades com o mesmo, entre elas:

  • Crianças organizadas em círculo e os crachás no meio. O professor fala o nome de uma criança que deve pegar o seu crachá e colocar na sua frente, no chão, de modo visível a todos.
  • Colar os crachás no quadro e pedir que cada aluno reconheça o seu e busque-o.
  • Na área livre da escola o professor desenha várias casinhas no chão, cada uma com uma letra. Os alunos devem ficar em círculo e de posse com seus crachás. O professor mostra e diz uma letra. As crianças que possuem aquela letra no início do seu nome devem correr e entrar na casinha daquela letra. A brincadeira continua com o professor mostrando e “cantando” outras letras.

    Outras:
  • 1ª letra do nome: Cada criança receberá uma folha com a primeira letra do seu nome, para fazer um trabalho artístico. Poderá utilizar palitos de fósforo, brocal, raspas de pontas de lápis de cor, giz de cera, entre outros. Os trabalhos devem ser expostos para toda escola.
  • Ajudantes do dia: As crianças gostam de serem úteis, portanto, o professor pode sortear diariamente, no início das atividades, uma dupla de alunos para serem os ajudantes da sala. Os nomes dessas crianças podem ser fixados em um cartaz próprio para a função.
  • Gravura parecida: Pedir que cada aluno recorte de uma revista uma foto que se pareça com ela e cole em uma folha. Em seguida pedir que faça a tentativa de escrita do seu nome. Ao colar os trabalhos da turma no mural o professor poderá fazer uma votação da gravura mais parecida com a criança ou levar a classe a comparar as características físicas, cor do cabelo, formato do rosto, entre outros.
  • Quebra-cabeça do nome: Escreva o nome da criança em um pedaço de papel, peça para que a criança picote cada letra do nome. Em seguir ela deverá montar o nome colando-o no caderno.
  • Significados dos nomes: Procurar o significado de cada nome da classe e montar um painel.
  • Ditado de nomes: Fazer um ditado com o nome das crianças.

Comentários

  1. Olá gostei muito das sugestões sempre é bom trocar experiências com as colegas da educação.

    Aproveito para divulgar o nosso trbalho com músicas infantis estamos com o 2º cd "Essa é pra Tocar na escola" entrem no site:www.cantandocomascriancas.com.br

    Ana Lucia Lemes

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Dicas, sugestões, perguntas serão bem vindas. Responderei seu recadinho aqui mesmo.
Se desejar uma resposta por E-mail envie o comentário para fliver5@gmail.com
Lembre-se que você é muito especial para Deus.
Beijos