Viva o maternal agora com domínio próprio.

Olá pessoal! Tudo bem?


Ontem estava lendo a postagem de uma blogueira que teve um sério problema por não ter registrado o domínio próprio do seu blog. Como sou completamente leiga sobre isso, fui pesquisando e encontrei esse texto que me levou a adquirir um domínio próprio para o Blog.Consegui resolver tudo no próprio painel do blogger.

O endereço do blog agora é http://www.vivaomaternal.com

Pois é pessoal!  Editem o novo endereço do nosso Blog nos seus favoritos.

Aqui está o texto que me levou a tomar essa decisão.

Autora: Nospheratt
Link: http://blosque.com/dominio-proprio/


Quais são as principais razões e benefícios de ter um domínio próprio, em vez de ficar com os subdomínios oferecidos pelo blogspot, wordpress.com e outros serviços semelhantes?
1 – Destaque
Em um meio onde existem literalmente milhões de blogs, ter um endereço “meufantasticodominio.com” é uma ótima ajuda para se diferenciar e destacar. Claro que só isso não resolve nada, mas se o seu conteúdo é bom, o domínio próprio torna o blog realmente único na mente do leitor/visitante.
Além de ser único, seu domínio próprio provavelmente será mais curto do que “meublog.subdominio.com”, o que o torna mais fácil de reconhecer e lembrar.
2 – Seriedade
Na mesma linha: quer você goste disso ou não, ter um domínio próprio passa uma impressão de seriedade muito maior do que um subdomínio padrão.
Again, isso por si só não significa nada, mas é uma questão de percepção. Todo mundo sabe que domínio próprio requer $$$ (mesmo que pouco) e o trabalho de configuração. Isso mostra que você fez um esforço extra para o blog, mostra mais comprometimento e seriedade.
Isso não significa que quem não usa domínio próprio não leva o blog a sério, nem que todos os que usam domínio próprio o fazem.A questão é que se você leva o blog a sério e está comprometido com ele e com sua qualidade, ter um domínio próprio torna isso mais evidente e reforça essa idéia na mente dos visitantes – principalmente dos que visitam o blog pela primeira vez.
E é claro que para quem pretende vender publicidade direta no blog, ter um domínio próprio é quase imprescindível, e ajudará MUITO a colocar seu blog no radar de quem compra espaços de publicidade.
3 – Brand – Marca
Não há nada que facilite tanto a criação da marca do seu blog como um domínio próprio. Por que a marca é importante? Porque ela é o que facilita que as pessoas lembrem do seu blog e entendam rapidamente de que ele trata.
Ter uma “marca” reconhecível é tão importante e útil que eu fiz uma série completa sobre isso: Qual é a Marca do Seu Blog?O domínio é parte fundamental da criação dessa marca.
4 – Controle Sobre Seu Blog
Esse é o assunto do post que estou escrevendo, que deu origem à este.
Por isso, não vou me estender sobre isso aqui; mas saiba que se você não usa um domínio próprio, pode se ver em maus lençóis caso o serviço que você usa para blogar (como Blogger ou Wordpress.com) resolver sumir com o seu blog, sem aviso prévio.
Por quê? Porque um endereço como “meudominio.blogspot.com” ou “meudominio.wordpress.com” não é seu, não lhe pertence. Caso sua conta seja cancelada ou suspensa (pelo motivo que for), você não terá acesso ao domínio para redirecioná-lo a um novo blog, por exemplo.
5 – Minimizar Riscos
Relacionado com o ponto anterior: ter um domínio próprio minimiza os riscos e eventuais perdas que você possa sofrer, caso precise migrar o blog – seja por decisão própria ou por força maior.
Esses riscos incluem:
  • Indexação
  •  – a posição em que você aparece nos resultados de busca do Google e afins. Quanto mais você demorar para usar um domínio próprio, mais esse domínio demorará em ser indexado. Se você não tiver configurado o domínio no blog antes de migrar (seja pelo motivo que for), perderá toda a indexação que conquistou.
  • Links
  •  – pouca gente que tiver linkado seu blog se dará ao trabalho de mudar o endereço quando você passar a usar outro domínio. Quanto antes tiver seu domínio, menos links perderá.
  • Visitação
  •  – se você tem domínio próprio e muda de plataforma, não precisará avisar aos leitores que mudou de endereço, porque não mudará de endereço, só de plataforma. As pessoas continuarão a acessar o blog normalmente. Se não tem esse domínio, terá que informar e convencer os leitores a acessarem o endereço novo – e perderá muitas visitas e leitores nesse processo.
  • PageRank
  •  – enquanto você estiver usando um subdomínio padrão (blogspot. wordpress, etc), esse subdomínio estará ganhando PR. Se você usa seu domínio próprio, ele é que ganha PR. E embora o redirecionamento oferecido por essas plataformas permita que o PR do subdomínio seja transferido ao seu domínio a partir do momento em que ele é configurado, esse é um processo lento (e muitas vezes doloroso). Quanto antes você começar, melhor.
6 – Investimento
Ter um domínio próprio é um excelente investimento. A partir do momento em que você o configura no seu blog, começa a acumular indexação, PageRank, links, antiguidade do domínio (que é um fator importante na indexação do Google), e começa a construir uma imagem mais séria e reconhecível junto ao público.
Além disso, é um investimento no futuro do blog. Você não tem como prever o que acontecerá com o blog dentro de um ano, cinco anos, dez anos.
Você não sabe se a plataforma que você usa não vai fechar as portas, passar a cobrar pelo serviço, ou mudar os termos de serviço de forma que seja inaceitável para você. (Cenários improváveis, mas possíveis).
Você não sabe se uma dia não vai querer mudar de plataforma, ou até mesmo vender o blog. Esse tipo de coisa hoje pode parecer absurdo, impossível; mas se analisar a questão honestamente, verá que não tem como ter 100% de certeza que não se verá em uma situação onde ter seu próprio domínio seja necessário e até imprescindível.
7 – Custo x Benefícios
Os benefícios de ter seu próprio domínio são muitos e extensos – tanto, que não poderia listar todos em um só post. O custo é mínimo, tanto que absolutamente qualquer um pode arcar com o custo de um domínio.
Sim, qualquer um. Um “dominio.com” custa a partir de 20 reais por ano. Os “dominio.info” são ainda mais baratos; você pode comprar um até por menos de 5 reais por ano.
Sempre é melhor usar um .com ou .com.br, mas se você não tem condições nem sequer de arcar com 20 reais anuais, usar um .info é infinitamente melhor que um subdomínio padrão. Inclusive porque no dia que você puder comprar seu .com, poderá direcionar o .info para ele sem importar onde o blog esteja hospedado.
Moral da História
Compre seu domínio próprio. Hoje mesmo!! Esteja certo de que no futuro você me agradecerá.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Dicas, sugestões, perguntas serão bem vindas. Responderei seu recadinho aqui mesmo.
Se desejar uma resposta por E-mail envie o comentário para fliver5@gmail.com
Lembre-se que você é muito especial para Deus.
Beijos