Informações sobre os Jogos Pan-Americanos





Neste ano de 2011, os Jogos  Pan-Americanos serão realizados em no México na cidade de Guadalajara. A sede foi escolhida em 2006 por votos em unanimidade, talvez porque a idade foi a única a se candidatar oficialmente pela disputa. Como tradicionalmente estamos acostumados, o rodízio informal da Organização esportiva Pan-Americana, a ODEPA (que são as Américas, do Sul, do Norte e Central), os jogos serão realizados na América do Norte este ano. Embora muitas pessoas não o valorizem com tanta ênfase, os Jogos Pan-Americanos tem grande influencia na história dos esportes, pois veio desde o início descobrindo novas modalidades e novos atletas que se tornaram mitos diante de seus países.
Algumas outras cidades consideradas potenciais norte-americanas como San Antônio, que por sua vez perdeu a disputa para ser sede no ano de 2007 para a cidade do Rio de Janeiro, e a cidade de Detroit, que nem participaram da disputa devido a não influencia na candidatura de Nova Iorque para os Jogos Olímpicos do ano que vem, 2012.
A cerimônia de abertura acontecerá no dia 14 de outubro e a cerimônia de encerramento no dia 30 de outubro. Como em todo evento de grande porte, há toda uma preparação na cidade diante dos ginásios e estádios que darão espaço para as competições, em Guadalajara alguns locais já estavam prontos antes da escolha, outros estão 100% prontos hoje e outros estão em andamento ainda, o “Estádio Jalisco”, o “Estádio Tres de Marzo” e o “Estádio Chivas” já estavam prontos antes de ser confirmado que a cidade seria sede. A “Oficinas del COPAG 2011”, o “Complejo Pan-americano de Voleibol” e o “Complejo de Gimnasias Artística y Rítmica” ficaram prontos recentemente, porém o “Velódromo”, o “Foro de Halterofilia” e o “Stand de Tiro” estão em obra ainda faltando menos de 5 meses para o início das competições.
As modalidades são as tradicionais de Jogos Pan-Americanos, porém foi feita a inclusão do Raquetebol, da Pelota Basca e do Rugby. As modalidades oficiais deste ano são: Atletismo, Badminton, Patinação, Beisebol, Boliche, Boxe, Canoagem, Voleibol de praia, Karatê, Pentatlo Moderno, Polo Aquático, Ciclismo, Esgrima, Esqui Aquático, Futebol, Ginástica, Handebol, Hipismo, Hóquei na Grama, Taekwondo, Tênis, Judô, Levantamento de Peso, Basquetebol, Lutas, Nado Sincronizado, Natação, Triatlo, Pelota basca, Raquetebol, Remo, Rugby Sevens, Saltos Ornamentais, Softbol, Squash, Vela, Voleibol, Tênis de Mesa, Tiro, Tiro com arco.
Os países participantes serão: Antígua e Barbuda, Antilhas Holandesas, Argentina, Aruba, Bahamas, Barbados, Belize, Bermudas, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Dominica, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Granada, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Ilhas Cayman, Ilhas Virgens Americanas, Ilhas Virgens Britânicas, Jamaica, México (país que irá sediar), Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Republica Dominicana, Santa Lucia, São Cristóvão e Nevis, São Vicente e Granadinas, Suriname, Trinidad e Tobago, Uruguai e Venezuela.
A única emissora que irá transmitir a competição é a Rede Record, que conseguiu com exclusividade os direitos requeridos para as transmissões dos jogos. O canal entrou em negociação com a GLOBOSAT para que houvesse a venda dos direitos para a televisão a cabo no Brasil, negociou também com o site Terra Networks sobre a venda dos direitos para transmissão através da internet também. Lembrando que a Rede Record vem sendo o único canal aberto que transmiti jogos Pan-Americanos.
Como de costume, podemos esperar muita disputa entre equipes nas competições, as modalidades novas prometem surpresas de medalhas e o que é considerado fato é a torcida pelo Brasil, que vem se destacando cada vez desde as ultimas competições. Independente da torcida ou da modalidade o que vale é a apreciação destes esportes que possui atletas que treinam de maneira pesada diariamente e não são tão reconhecidos diante da mídia aberta quanto deveriam. Os jogos Pan-Americanos tem tradição a várias gerações, sendo que existe desde 1932, o que desperta ainda mais a curiosidade de prestigiar o evento.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Dicas, sugestões, perguntas serão bem vindas. Responderei seu recadinho aqui mesmo.
Se desejar uma resposta por E-mail envie o comentário para fliver5@gmail.com
Lembre-se que você é muito especial para Deus.
Beijos