Projeto: Viva a Natureza!

VIVA A NATUREZA!
(preservação, AGUA, PLANTAS, ANIMAIS, coleta seletiva  e RECICLAGEM)



Duração: 2 meses
Período: Agosto e Setembro
Público Alvo: Alunos do Maternal


Justificativa

Diante dos desafios do século presente, o seguinte projeto tem por objetivo reconhecer os problemas que desafiam o homem para a preservação do meio ambiente bem como seus componentes tais como ar, solo, água, plantas, animais.

O seguinte projeto será apresentado em cinco partes sendo assim:

PARTE I: Preservando a natureza
PARTE II: A água e sua importância
PARTE III: As plantas
PARTE IV: Os animais
PARTE V: O lixo: coleta seletiva e reciclagem

OBJETIVO GERAL
·        Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse;

 PARTE I: Preservando a natureza.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
 ·        Reconhecer a ação do homem na transformação do meio ambiente;
·        Incentivar o respeito à natureza.

Sugestões de Atividades
 ·        A primeira parte consiste num trabalho bem informativo com muito bate papo e análise a respeito dos conhecimentos prévios dos alunos ao que diz respeito a natureza e seus componentes, apresentação do conceito de meio ambiente com leitura de imagens, assistindo filmes e músicas.

  
PARTE II: A água e sua importância


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·        Reconhecer a importância da água;
·        Sensibilizar a respeito do desperdício.


Sugestões de atividades
·        Leitura de textos, histórias, parlendas, adivinhas que falem sobre o assunto;
·        Produção coletiva de pequenos textos;
·        Atividades com alfabeto móvel;
·        Entrevista com um profissional da rede de tratamento de água;
·        Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado;
·        Situações-problema envolvendo a água;
·        Jogo com dado/trilha;
·        Observação do ciclo da água;
·        Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas;
·        Experiências diversas com a água nos estados: sólido/líquido/gasoso;
·        Vídeos que abordam o tema;
·        Pesquisa de figuras que mostrem as diferenças entre a água limpa e a água poluída;
·        Desenho livre e de observação;
·        Recorte e colagem;
·        Dobraduras;
·        Releitura de obras de arte;
·        Modelagem com areia e argila;
·        Técnicas de pintura;
·        Músicas e cantigas relacionadas ao tema;
·        Ginástica historiada.



PARTE III: As plantas

OBJETIVOS
 ·        Conhecer as características e o processo de desenvolvimento das plantas.

Sugestões de atividades
      ·        Mostrar para as crianças gravuras de diferentes tipos de flores, pedir também para trazer gravuras de casa e utilizá-las;
·        Indagar as crianças, problematizando o conteúdo quem sabe como a flor surge? Por que ela é tão importante? Como se desenvolvem outras flores?
·        Solicitar às crianças que representem em desenhos a flor e como a imaginam;
·        Cantar músicas sobre flores;
·        Leitura do texto As flores.
·        Propor o mesmo trabalho com folhas
·        Realizar observação no pátio do colégio e colher diversos tipos de folhas;
·        Comparar o tamanho, a forma, a textura, finas, grossas, as cores;
·     Contar quantas folhas foram colhidas; Quantas menores, quantas maiores, quantas do mesmo formato;
·        Colocar uma folha colhida em baixo de uma folha sulfit e passar o giz de cera ou lápis preto ou de cor em cima do papel e observar o efeito produzido;
·        Picar algumas folhas, colocar em um vidro e cobrir com álcool, após duas horas observar e questionar as crianças sobre o que aconteceu. Por que as folhas ficaram esbranquiçadas?
•Explicar: Porque as folhas são verdes, que o que da cor verde as folhas.
·        Experiência do pé de feijão.

PARTE IV: Os animais

OBJETIVOS
      ·  Comparar os tipos de animais através da observação;
·    Refletir sobre as características individuais de cada animal e risco de extinção;
· Identificar as características específicas de cada grupo de animais
        

Sugestões de atividades
·  Organizar as crianças em roda. Pedir para cada criança trazer de casa figuras dos animais para confeccionar um mural.
·        Procurar em revistas a primeira letra do nome de alguns animais;
·        Cruzadinha faltando vogais;
·        O que é o que é dos animais;
·        Ilustração;
·        Confeccionar uma cobra com sucata;
·        Identificar os nomes dos animais estudados;
·        Documentários;
·        Fotos;
·        Passeio ao zoológico.


PARTE V: O lixo: coleta seletiva e reciclagem

OBJETIVOS
      ·        Conhecimento das características do lixo orgânico e reciclável;
·        Compreensão da importância da reciclagem para a melhoria da qualidade de vida da população;

Sugestões de atividades
      ·        Pesquisas em diferentes fontes (jornais, revistas, boletins).
·        Confecção de cartazes;
·        Estabelecimento de relações entre os materiais que utilizamos no dia-a-dia e seu reaproveitamento final;
·        Criar brinquedos reaproveitando as garrafas pet’s.


1 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Dicas, sugestões, perguntas serão bem vindas. Responderei seu recadinho aqui mesmo.
Se desejar uma resposta por E-mail envie o comentário para fliver5@gmail.com
Lembre-se que você é muito especial para Deus.
Beijos