Pular para o conteúdo principal

Planejamento para o Berçário: Bebês de berço



BEBÊS DE BERÇO

1. Estimulação dos sentidos: percepção visual, auditiva, tátil, gustativa, olfativa

1.1. Encaminhamento Metodológico
• carregar a criança de maneira que possa explorar o ambiente, mostrando e nomeando os projetos;
• provocar diferentes ruídos, com diferentes objetos, como guiso, chocalhos e perceber se o bebê se movimenta procurando o som;
• propiciar momentos de música ambiente calmo e repousante;
• possibilitar estímulos táteis em diferentes partes do corpo como cócegas, carícias;
• oferecer objetos de diferentes texturas, para que possa pegar;
• tentar alcançar objetos presos no berço, amarrados em um cordão;
• cantar cantigas infantis, com a criança sentada no colo, de frente a educadora;
• brincar de serra-serra-serrador;
• segurar as mãos do bebê e motivá-la a bater palmas;
• apertar bolas de borracha ou de espuma;
• unir as mãozinhas ou os pés, ajudado pela educadora;
• brincar de esconde-esconde usando fraldas,
• estimular a percepção visual movimentando fitas coloridas, bolas;
• oferecer objetos para o bebê pegar e levantar;
• expor o bebê a ambientes de diferentes intensidade luminosa para que perceba o claro e o escuro;
• conversar e sorrir para o bebê enquanto é alimentado dizendo-lhe o que vai comer;
• realizar massagens suaves no corpinho do bebê, durante o banhoe em outras situações diferentes;
• permitir que o bebê morda ou apalpe objetos de diferentes consistência;
• estimular a percepção tátil, passando diferentes texturas nas mãos e nos pés do bebê;


2. Estimulação corporal
• colocar o bebê em diferentes posições, de bruço, de costas, de lado;
• movimentar as pernas pedalando como bicicleta;
• movimentar levemente os pés dos bebês, para frente e para trás, de um lado para outro em movimentos circulares;
• rolar a criança suavemente com o auxílio de um cobertor ou colchonete;
• tentar alcançar um objeto, que está a sua frente, na posição de bruço;
• mantê-la sentada com apoio de almofadas, enquanto manuseia objeto;
• manter a criança de bruços sobre uma bola grande, segura pelos quadris, movimentando-a em várias direções;
• firmar as pernas, mantendo-se em pé, sobre o chão ou colo da educadora;
• sentar em posição de cavalinho sobre o rolo de espuma, levando-a apoiar os pés alternadamente no chão;
• provocar ruídos, para que o bebê movimente o tronco em direção à fonte sonora.

3. Estimulação oral
• conversar com o bebê, chamando-o pelo nome;

• produzir sons variados (imitação de animais, carros) e incentivar o bebê a fazer o mesmo;
• realizar jogos verbais de apelo: - dá uma risadinha, - faz biquinho, - dá isso prá mim...
• valorizar e ou incentivar estas ações ao serem realizadas;
• conversar com a criança em frente ao espelho, nomeando e mostrando partes do corpo, como pés, mãos, boca...
OBS.: oportunizar em todos os momentos, a conversa com o bebê, dizendo-lhe o que vai acontecer;


4. Estimulação à socialização
• promover contato com as crianças maiores do berçário, incentivando-os a brincarem junto, na sala, no solário;
• promover breves passeios por ambientes diferentes no centro.

Comentários

  1. Essas dicas serão muito úteis para a realização do meu trabalho com os meus bebês...



    Muito grata.
    Profa. Maria Morais de Juaz-Ce

    ResponderExcluir
  2. Gostei muinto seu cantinho.Obrigada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades Vogais: Maternal

Olá pessoal!!

Essas foram as atividades sobre vogais realizadas pela minha filha

Abraços e até a próxima

















Atividades da dona aranha - Maternal

Olá pessoal!!

Ontem no facebook eu publiquei algumas ideias para trabalhar a música da dona aranha.

Aproveitei para colocar algumas em prática e vim mostrar o resultado para vocês.

Como muitos já sabem, eu tenho uma filha de 3 anos e aproveitei para trabalharmos essa música.

O primeiro passo foi ouvir e cantar até o quanto ele demonstrasse interesse pela música.

Num segundo momento fizemos uma dona aranha.

Queria mostrar todas etapas desse trabalhinho para vocês, mas infelizmente a câmera descarregou.

1 copo pequeno serviu de molde para a cabeça


1 rolo de durex grande para fazer o corpo
As patinhas eu fiz com um molde desses, mas não estava tão torto assim.
Aqui o resultado.




Com essa figura nós trabalhamos a cor, contagem das patas, figura geométrica e algumas características importantes a respeito do animal. Fizemos dramatização e ela ficou tão empolgada que até dormiu com a bichinha.
Prosseguindo com as atividades, nessa etapa ela deveria desenhar as patinhas da aranha.
Utilizei o circulo preto …

O que é verão? - Atividades para o maternal

Olá pessoal!!

Quando o verão chega as aulas já acabaram então, que tal aproveitar os seus últimos dias para ensinar para as crianças sobre essa estação do ano tão linda?

OBJETIVOS:

*Identificar a estação do período atual; 
*Saber identificar o tipo de vestuário e alimentação adequado à estação verão;

DESENVOLVIMENTO

* Música: Nos dias quentes de verão - Cocoricó
Letra
Nos Dias Quentes De Verão

Nos dias quentes de verão, 
a gente vai no rio nadar, 
e nada e nada e nada 
e nada e nada e nada 
até cansar. 

O calor passa, 
mais dá uma fome 
hummm... 


Então nos dias quentes de verão, 
a gente vai lá no pomar, 
e cata laranja, 
cata abacaxi, 
e come e come e come e come 
e come e come e come e come 
até dizer 
enchi! 

A fome passa, 
mais dá um calor 
uuuuu... 

então a gente volta lá pro rio pra se 
refrescar! 



* Converse com as crianças sobre a importância de comer alimentos saudáveis, ingerir bastante líquidos e usar roupas leves no verão.


POEMA

Verão
Zilda Maria Vasconcellos


Bem na pontinha dos pés, sobre a erva do caminho…