Pular para o conteúdo principal

Planejamento: Maternal 1





CRIANÇAS DE UM ANO


1. Estimulação dos sentidos: percepção visual, auditiva, tátil, gustativa, olfativa
1.1. Encaminhamento Metodológico
• brincar com o bebê de cheirar flores, frutas;
• encontrar a educadora que está escondida atrás de um móvel, chamando o bebê pelo nome;
• dançar o ritmo de músicas, imitando os gestos da educadora;
• participar de brincadeiras de imitação, dançar, marchar, imitar bichos, carros, pequenas músicas;
• olhar, amassar, picar folhas de revistas;
• executar ordens simples como: guardar objetos, trazer objetos, buscar o tênis;
• pegar objetos de uma caixa, atendendo a solicitação da educadora;
• usar a colher para tentar comer sozinho;
• identificar quente e gelado durante as refeições;
• guardar brinquedos e outros objetos de uso, para formar hábitos de ordem e arrumação;
• observar-se no espelho e ir mostrando as partes do corpo, que lhe for solicitada;
• rabiscar o chão com giz; 
• usar garrafas plásticas, tubos e potes, para que possa torcer, distorcer, para abrir e fechar;
• balançar garrafas com objetos ou pedrinhas para produzir sons (seguramente fechadas) ;
• brincar com grandes tampas coloridas, colocando-as dentro de caixas ou retirando-as;
• pegar bolas ou objetos que estão debaixo de mesas e berços;
• brincar de rodas, cantando pequenas cantigas;
• colocar prendedor de roupas, em volta de uma caixa;
• traçar riscos em grande pedaços de papel ( papel bobina ) usando gizão de cera;
• andar de diferentes formas de quatro, imitando animais, ou em fila imitando trem;
• executar ordens como: imitar (pentear cabelos, escovar os dentes, lavar os dentes, lavar as mãos, tomar banho, soprar velas, cheirar flores, ninar nenê, pular cordas, etc. ;
• brincar com dominós de figuras, quebra-cabeça com poucas peças;
• brincar com jogos de encaixe;
• mostrar peças grandes e pequenas, solicitadas pela educadora;
• dizer a cor das peças solicitadas;
• agrupar peças por cores e tamanhos.


2 . Estimulação corporal
• caminhar livremente pelo espaço, explorando móveis e objetos;
• fazer atividades como bola: chutar, pegar no ar, jogar para cima, rolar para outra pessoa, rolar em cima;
• tentar saltar com dois pés;
• puxar objetos e carrinhos;
• brincar de passar por dentro, arrastar/engatinhar/ficar de cócoras e uma caixa de papelão sem fundo;
• rolar pneus de espuma ou de pequenos tamanhos;
• empurrar caixas, puxar caixas com barbantes, vazias ou com brinquedos;
• agachar, levantar, correr, marchar, bater palmas, pular com a orientação da educadora;
• rolar o bebê no colchonete, de um lado para outro, pedir que rolem sozinhos;
• engatinhar ou andar em grupos até um ponto determinado; cantinho da sala, atrás de um berço,,,
• brincar no parquinho, explorando os brinquedos;
• manusear blocos de encaixe;
• passar embaixo ou por cima de uma corda;
• brincar de entrar e sair de dentro de caixas, de cabaninhas;
• guardar um objeto debaixo do berço ou dentro da cabaninha;
• andar na ponta dos pés; para frente, para trás;
• engatinhar em grupo, para frente, para trás, de um lado para outro, por todo o espaço;
• engatinhar imitando vozes de animais ou barulhos de carros;

3. Estimulação oral
• ouvir e reproduzir histórias oralmente;
• participar das histórias, fazendo gestos e sons;
• contar histórias a vista de gravuras;
• identificar-se a si mesmo pelo nome e reconhecer o nome dos colegas;
• cantar cantigas infantis: “Onde está a Margarida”, “Rolinha voou, voou”, “Carneirinho carneirão” etc.
• dizer nomes que pertençam ao mesmo grupo: ex.: frutas, animais, utensílios da cozinha... ;
• observar e dizer o nome de objetos e sua função, durante passeios feitos com a educadora pelos espaços internos e externos do centro;
• participar da hora da novidade, no início do período;
• fazer exercícios foniátricos como: estalar a língua, mandar beijinhos, encher as bochechas de ar, passar a língua em volta dos lábios, em volta da arcada dentária, vibrar os lábios, murmurar com os lábios serrado... ;
• dizer o nome da mãe, do pai, avós e irmãos;

4 . Estimulação à socialização
• brincar com os colegas da turma;
• brincar com crianças maiores de outras turmas;
• adquirir hábitos de ordem e cortesia;
• fazer pequenos passeios e conversar com crianças e adultos;
• cumprimentar as pessoas todas as vezes que chegar ou sair do centro;
• destacar a data de aniversário de cada criança

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades Vogais: Maternal

Olá pessoal!!

Essas foram as atividades sobre vogais realizadas pela minha filha

Abraços e até a próxima

















Atividades da dona aranha - Maternal

Olá pessoal!!

Ontem no facebook eu publiquei algumas ideias para trabalhar a música da dona aranha.

Aproveitei para colocar algumas em prática e vim mostrar o resultado para vocês.

Como muitos já sabem, eu tenho uma filha de 3 anos e aproveitei para trabalharmos essa música.

O primeiro passo foi ouvir e cantar até o quanto ele demonstrasse interesse pela música.

Num segundo momento fizemos uma dona aranha.

Queria mostrar todas etapas desse trabalhinho para vocês, mas infelizmente a câmera descarregou.

1 copo pequeno serviu de molde para a cabeça


1 rolo de durex grande para fazer o corpo
As patinhas eu fiz com um molde desses, mas não estava tão torto assim.
Aqui o resultado.




Com essa figura nós trabalhamos a cor, contagem das patas, figura geométrica e algumas características importantes a respeito do animal. Fizemos dramatização e ela ficou tão empolgada que até dormiu com a bichinha.
Prosseguindo com as atividades, nessa etapa ela deveria desenhar as patinhas da aranha.
Utilizei o circulo preto …

O que é verão? - Atividades para o maternal

Olá pessoal!!

Quando o verão chega as aulas já acabaram então, que tal aproveitar os seus últimos dias para ensinar para as crianças sobre essa estação do ano tão linda?

OBJETIVOS:

*Identificar a estação do período atual; 
*Saber identificar o tipo de vestuário e alimentação adequado à estação verão;

DESENVOLVIMENTO

* Música: Nos dias quentes de verão - Cocoricó
Letra
Nos Dias Quentes De Verão

Nos dias quentes de verão, 
a gente vai no rio nadar, 
e nada e nada e nada 
e nada e nada e nada 
até cansar. 

O calor passa, 
mais dá uma fome 
hummm... 


Então nos dias quentes de verão, 
a gente vai lá no pomar, 
e cata laranja, 
cata abacaxi, 
e come e come e come e come 
e come e come e come e come 
até dizer 
enchi! 

A fome passa, 
mais dá um calor 
uuuuu... 

então a gente volta lá pro rio pra se 
refrescar! 



* Converse com as crianças sobre a importância de comer alimentos saudáveis, ingerir bastante líquidos e usar roupas leves no verão.


POEMA

Verão
Zilda Maria Vasconcellos


Bem na pontinha dos pés, sobre a erva do caminho…